REFLEXÕES SOBRE ACESSO, INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Autores

Palavras-chave:

Práticas extensionistas. Estudantes indígenas. Ensino Superior. UFT.

Resumo

A obra reúne estudos sobre práticas extensionistas na Universidade Federal do Tocantins com os
povos indígenas da Região Norte do estado. Os/as autores/as se atém a olhar à educação superior
aos indígenas como ponto de observação e análise, mas também como uma possibilidade de
autorreflexão. Os textos discutem três questões básicas: acesso, ingresso e permanência de
estudantes indígenas no ensino superior, com destaque ao papel enriquecedor do processo
pedagógico e das práticas extensionistas, diante das possibilidades e das reais condições de
produção do conhecimento na Universidade.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente faz Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Sociedade”. Tem estudos sobre os PCN de Língua Portuguesa e formação do professor de Língua Portuguesa. Possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação Linguística. Atualmente pesquisa na área da Educação Escolar Indígena, Pós-Colonialismo, decolonialidade e educação na América Latina.  Está vinculado ao Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e o Pensamento Educacional Latino-americano (PPGED/UFPA). 

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

Câncio, R. N. de P. (2021). REFLEXÕES SOBRE ACESSO, INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Portal De Livros Da Editora, 1(68), 94. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/10714