SCHOOL SHOOTING:CLASSIFICAÇÃO, CONSEQUÊNCIAS DO EXTREMISMO, ESTATÍSTICAS, MEDIDAS A SEREM TOMADAS E O QUE NÃO FAZER

Autores

  • Jonatas dos Santos Silva Universidade de São Paulo
  • Danilo Henrique Nunes Centro Universitário Estácio - Ribeirão Preto/SP
  • Gustavo Costa Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p386-419

Palavras-chave:

school shooting, violência, ataques, escola, recomendações

Resumo

O presente estudo pretende analisar um contexto particularmente considerado novo no território brasileiro: o school shooting, que em tradução livre pode ser definido como tiros em escola ou ambientes escolares. Entretanto, como se observará ao longo deste estudo, a sua definição pode ser um pouco mais abrangente, sendo considerado os atos violentos praticados contra a comunidade escolar (mas não apenas eventuais acertos de contas naquele ambiente). Independentemente de qual seja a classificação, é razoável denotar que quando concretizado o ataque, a comunidade externa próxima passa a sofrer com os resultados causados, seja pela dor da morte violenta ou pelas lesões físicas ou psicológicas. Por esse motivo, que se apresenta recomendações a serem aplicadas pelo Poder Público, ambiente escolar e sociedade, bem como se destacou as ações a serem evitadas. Quanto à metodologia utilizada, pautou-se pelo método dedutivo, com a utilização de bibliografia internacional especializada no assunto e de publicações brasileiras, que são raras. Ao resultado, verificou-se que a prevenção a longo prazo é a melhor medida a ser idealizada e realizada. Em sentido oposto, ações repressivas ou mencionadas somente após um fato trágico tendem a não surtirem efeito válido e permanente, sendo utilizadas com fins imediatos e populistas.

Biografia do Autor

Jonatas dos Santos Silva, Universidade de São Paulo

Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos. Especialista em Ciências Criminais Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Legale. Graduando em Letras pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Servidor Público do Tribunal de Justiça de São Paulo. E-mail: jonatashet23@gmail.com.

Danilo Henrique Nunes, Centro Universitário Estácio - Ribeirão Preto/SP

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto. Docente de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos/MG, do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior - ITES, além dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto/SP e da Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP. Advogado. dhnunes@hotmail.com

Gustavo Costa Silva, Universidade de São Paulo

Advogado, Formado em Direito pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP). Procurador Jurídico Municipal. E-mail: gustavocosta.cs@gmail.com.

Referências

A (in)segurança pública de Bolsonaro. Instituto Sou da Paz. São Paulo, 5 nov. 2022. Disponível em: https://soudapaz.org/noticias/opiniao-cnn-a-inseguranca-publica-de-bolsonaro/. Acesso em: 22 nov. 2023.

ABRAMOVAY, Miriam. Cotidiano das escolas: entre violências. Brasília: UNESCO, Observatório de Violência, Ministério da Educação, 2005.

Active Shooter Incidents in the United States from 2000-2018. FBI. [s. l., 2019]. Disponível em: https://www.fbi.gov/file-repository/active-shooter-incidents-2000-2018.pdf/view. Acesso em: 19 abr. 2023.

ALLELY, Clare S. The psychology of extreme violence. 1. ed. Routledge: Abingdon, 2020.

ALVES, Laura Maria Pessoa Batista. Mídia como agente operador do direito. Revista FIDES, v. 2, n. 1, p. 190-203, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.revistafides.ufrn.br/index.php/br/article/view/70/75. Acesso em: 22 abr. 2023.

AMORIM, Luana. 11 minutos, 1 ano depois. NSC Total, [s. l.], [2022?]. Disponível em: https://especiais.nsctotal.com.br/um-ano-da-chacina-de-saudades/. Acesso em: 19 maio. 2023.

Ataque a tiros deixa mortos em escola de Suzano (SP) (Sequência). [s. l.], 13 abr. 2019. @UOLNoticias. Disponível em: https://twitter.com/UOLNoticias/status/1105877860236095488. Acesso em: 12 abr. 2023.

Ataques armados a escolas vitimaram 93 pessoas nos últimos 20 anos; veja levantamento do sou da paz. Instituto Sou da Paz. [s. l.], 7 abr. 2023. Disponível em: https://soudapaz.org/noticias/ataques-armados-a-escolas-vitimaram-93-pessoas-nos-ultimos-20-anos-veja-levantamento-do-sou-da-paz/. Acesso em: 21 abr. 2023.

BARBOSA, Maria Cristina Brito. Indústria cultural da violência: uma análise da cobertura telejornalística do assassinato de 12 estudantes no bairro de Realengo. Rio de Janeiro. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Medos Líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BERNARDO, André. Massacre de Realengo: os 10 anos do ataque a escola que deixou 12 mortos e chocou o Brasil. BBC News Brasil. Rio de Janeiro, 6 abr. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56657419. Acesso em: 21 abr. 2023.

BÍBLIA. Gênesis. Português. In: A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Trad. de João Ferreira de Almeida. 4. ed. Santo André: Geográfica, 2004.

BÍBLIA. Provérbios. Português. In: A Bíblia sagrada: antigo e novo testamento. Trad. de João Ferreira de Almeida. 4. ed. Santo André: Geográfica, 2004.

BLANC, Cláudio. Segunda Guerra Mundial: a guerra mais sangrenta da história. Barueri: Camelot, 2020.

BONDÜ, R.; SCHEITHAUER, H. Narcissistic symptoms in German school shooters. International Journal of Offender Therapy and Comparative Criminology, v. 59, p. 1520–1535. 2014.

Brasil registrou 12 ataques com armas de fogo em escolas nos últimos 20 anos, aponta levantamento. G1. [s. l.], 25 nov. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/11/25/brasil-registrou-12-ataques-em-escolas-nos-ultimos-20-anos-aponta-levantamento.ghtml. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 23 nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Ataques às escolas no Brasil: análise do fenômeno e recomendações para a ação governamental. Brasília, 2023.

BRYANT, Anna. Cops in Schools: Tracking Nationwide Changes after George Floyd. Chicago Justice Project. Chicago, 26 abr. 2024. Disponível em: https://chicagojustice.org/2024/03/26/cops-in-schools-tracking-nationwide-changes-after-george-floyd/. Acesso em: 03 maio. 2024.

CAMARGO, Hertez Wendel de; FRIGERI, Renata. Massacre em Realengo: a cobertura imagética da revista Veja em ataque misógino. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 107–116, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11515. Acesso: 22 fev. 2023.

CAMPOS, Herculano Ricardo et. al. Violência na escola: o psicólogo escolar na fronteira da política educacional. In: MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia escolar e compromisso social. 2. ed. Campinas, Alíena, 2010.

CARA, Daniel et. al. O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. Relatório de Grupo de transição governamental. Brasília, 2022.

CARDOSO, William. “Quem tem arma em casa, entregue”, diz pai de aluno que matou colega. Metrópoles. São Paulo, 24 out. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/sao-paulo/quem-tem-arma-em-casa-entregue-diz-pai-de-aluno-que-matou-colega. Acesso em: 23 nov. 2023.

CASTRO, Giovanna. Ataque a escolas de Aracruz, no ES, deixou quatro pessoas mortas; saiba quem são as vítimas. Estadão, [s. l.], 28 nov. 2022. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/ataques-escolas-aracruz-vitimas-atirador-nprm/. Acesso em: 3 jun. 2023.

Cravi registra recorde em 2019 e passa por expansão. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, São Paulo, 13 fev. 2020. Disponível em: https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=60319. Acesso em: 11 maio. 2023.

DAHLBERG, Linda L.; KRUG, Etienne G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, v. 11, p. 1163-1178, 2007.

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Biblioteca virtual de direitos humanos, São Paulo, [20--?]. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Declara%C3%A7%C3%A3o-Universal-dos-Direitos-Humanos/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.html>. Acesso: 05 mar. 2021.

DELISI, Matt. The Columbine High School Massacre and criminal justice system response: an exploratory case study. The Social Science Journal, v. 39, n. 1, p. 19-29, 2002. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0362331901001781. Acesso em: 17 abr. 2023.

Deputados do Tennessee aprovam lei que permite professores armados nas salas de aula. O Globo. Nashville, 23 abr. 2024. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2024/04/23/deputados-do-tennessee-aprovam-lei-que-permite-professores-armados-nas-salas-de-aula.ghtml. Acesso em: 30 abr. 2024.

DERVICHE, André. Controle às armas nos EUA esbarra em fatores históricos e estruturais. Jornal da USP. São Paulo, 14 maio. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/controle-as-armas-nos-eua-esbarra-em-fatores-historicos-e-estruturais/. Acesso em: 19 abr. 2023.

DIAS, Paulo Eduardo; GOMES, Rafael. Ataques em duas escolas em Aracruz (ES) deixam 3 mortos e 11 feridos. Folha de São Paulo, [s. l.], 25 nov. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/11/ataques-em-duas-escolas-em-aracruz-es-deixam-mortos-e-feridos.shtml. Acesso em: 3 jun. 2023.

Dos exalumnos perpetraron matanza en colegio de Sao Paulo. Actualidad. [s. l.], 13 mar. 2019. Disponível em: https://noticiasenlamira.com/actualidad/dos-exalumnos-matanza-en-colegio-de-sao-paulo/. Acesso em: 11 abr. 2023.

Dupla ataca escola em Suzano, mata oito pessoas e se suicida. G1, Mogi das Cruzes, 13 mar. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2019/03/13/tiros-deixam-feridos-em-escola-de-suzano.ghtml. Acesso em: 06 maio. 2023.

Estudante mata colega dentro de sala de aula em Salvador. Diário do Grande ABC, [s. l.], 28 out. 2002. Disponível em: https://www.dgabc.com.br/2017/Noticia/227455/estudante-mata-colega-dentro-de-sala-de-aula-em-salvador#. Acesso em: 17 abr. 2023.

FILHO BARRETO, Herculano. Atirador de Aracruz (ES) tentou esconder suástica para evitar identificação. UOL, Aracruz, 27 nov. 2022. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/11/27/atirador-escola-no-es-esconder-vestigios-para-nao-ser-identificado-policia.htm. Acesso em: 6 jun. 2023.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Raio-X das forças de segurança pública do Brasil. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2024.

FRANZÃO, Luana. O que se sabe sobre o ataque a creche em Blumenau. CNN Brasil, [s. l.], 5 abr. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/o-que-se-sabe-sobre-o-ataque-a-creche-em-blumenau/. Acesso em: 12 jun. 2023.

GIACOBBO, Maria Luísa Braga. CIPAVE +. Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, [201?]. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/cipave. Acesso em: 24 nov. 2023.

GRAHAM, Sandra. Bullying: A Module for Teachers. American Psychological Association. Washington, fev. 2010. Disponível em: https://www.apa.org/education-career/k12/bullying. Acesso em: 21 abr. 2023.

KAZTMAN, Rubén. Activos y estructuras de oportunidades: estudios sobre las raíces de la vulnerabilidad social en Uruguay. 1. ed. Montevideu: Oficina de CEPAL, 1999.

LA TAILLE, Yves de. Moralidade e violência: a questão da legitimação de atos violentos. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 17, n. 2, p. 329-341, 2009. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2009000200005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 fev. 2023.

LANGMAN, Peter Fabbri. Search the Database. School Shooters .info. [s. l.], [entre 2008 e 2023]. Disponível em: https://schoolshooters.info/. Acesso em: 11 abr. 2023.

LI, Huey-li. Rethinking Vulnerability in the Age of Anthropocene. In: Philosophy of Education Archive, n.1, 2017, Urbana, Illinois. Essays. Urbana, Illinois: Philosophy of Education Society.

LIMANA, Stêvão. Relembre outros casos de ataques em escolas no Brasil desde 2002. CNN, [s. l.], 5 abr. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/relembre-outros-casos-de-ataques-em-escolas-no-brasil-desde-2002/. Acesso em: 17 abr. 2023.

LOPES, Cléber; ROSSATO, Rafael. Quando a Polícia Militar vai à escola: uma avaliação de impacto do programa Escola Segura. Educ. Pesqui., v. 49, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WKSVkX7LfNVtNHVMMD5hvMC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 abr. 2024.

MARQUES, Silvia. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2012.

Massacre em Suzano: conheça os detalhes e os principais motivos por trás do trágico acontecimento. Canal Ciências Criminais, [s. l.], 16 abr. 2020. Disponível em: https://canalcienciascriminais.com.br/massacre-em-suzano-detalhes/. Acesso: 06 maio. 2023.

MEDEIROS, Ângelo. Acusado das mortes na creche de Saudades é condenado a 329 anos de prisão. Poder Judiciário de Santa Catarina, Florianópolis, 10 ago. 2023. Disponível em: https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/acusado-pelas-mortes-na-creche-de-saudades-e-condenado-a-329-anos-de-prisao?p_l_back_url=%2Fpesquisa%3Fq%3D%2522329%2522%2B%2522saudades%2522. Acesso em: 11 ago. 2023.

MIRANDA, Felipe. Guerra entre sapiens e neandertais durou mais de 100 mil anos. SoCientífica. [s. l.], 6 nov. 2020. Disponível em: https://socientifica.com.br/guerra-entre-sapiens-e-neandertais-durou-mais-de-100-mil-anos/?utm_content=expand_article. Acesso em: 3 fev. 2023.

Nashville Shooting: Police Say Shooter Was Under Doctor’s Care for ‘Emotional Disorder’. The New York Times. [s. l.], 28 mar. 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/live/2023/03/28/us/nashville-school-shooting-tennessee. Acesso em: 18 abr. 2024.

NERY, Ana Rita de Figueiredo. Responsabilidade extracontratual do Estado: por que condenamos o Estado e o que isso diz das nossas expectativas em relação comportamento administrativo?. Cadernos Jurídicos, São Paulo, a. 22, n. 58, p. 35-54, abr./jun. 2021.

NEWMAN, Katherine S. Rampage: the social roots of school shootings. New York: Basic Books, 2005.

Nota sobre ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 27 mar. 2023. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/nota-imprensa-sobre-ataque-na-escola-estadual-thomazia-montoro/. Acesso em: 12 jun. 2023.

NUNES, Danilo Henrique; LEHFELD, Lucas Souza; MONTES NETTO, Carlos Eduardo. Da (in)eficácia da tutela material de grupos vulnerabilizados. Revista Direitos Culturais. Santo Ângelo, v. 17, n. 41, p. 85-110, jan./abr. 2022.

O que se sabe sobre ataque em creche de Blumenau que deixou 4 crianças mortas e outras 5 feridas. Estadão, [s. l.], 6 abr. 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/o-que-se-sabe-sobre-ataque-creche-de-blumenau-criancas-mortas-e-outras-feridas-nprm/. Acesso em: 11 jun. 2023.

O'TOOLE, Mary Ellen. The school shooter: a threat assessment perspective. FBI Academy. Quantico, [ca. 1999].

PATOU-MATHIS, Marylène. As origens da violência. Unesco. [s. l., 20--?]. Disponível em: https://pt.unesco.org/courier/2020-1/origens-da-violencia. Acesso em: 3 fev. 2023.

PETERSON, Jillian; DENSLEY, James. The Violence Project: how stop a mass shooting epidemic. 1. ed. Abrams Press: New York, 2021.

PINCER, Pedro. Senadores lamentam assassinato de quatro crianças em creche de Blumenau (SC). Senado Federal, Brasília, 5 abr. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/04/05/senadores-lamentam-assassinato-de-quatro-criancas-em-creche-de-blumenau-sc. Acesso em: 12 jun. 2023.

PORTAS DOS FUNDOS. Posse de arma. 2019. (2min57seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z5XzuMs591I. Acesso em: 23 nov. 2023.

PRESTES, Anita Leocadia. BRASIL: a transição da ditadura militar para uma democracia tutela da pelos militares. Causas, consequências e ensinamentos. Novos Rumos, Marília, v. 58, n.1, p.79-88, Jan.-Jun., 2021.

PRETI, Antônio. School Shooting as a Culturally Enforced Way of Expressing Suicidal Hostile Intentions. The Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law, v. 36, n. 4, p. 544-550, 2008. Disponível em: https://iris.unito.it/retrieve/e27ce431-da69-2581-e053-d805fe0acbaa/School%20Shooting%20as%20a%20Culturally%20Enforced%20Way%20of%20Expressing%20Suicidal%20Hostile%20Intentions.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

RIBEIRO, Heloísa Cristina. O discurso do terrorismo no Pós-Segunda Guerra Mundial e suas consequências na ditadura militar da argentina (1976-1983). R. ÎANDÉ - Ciências e Humanidades. São Bernardo do Campo, v.2, n.3, p. 31 - 44, jul./2019.

RITCHIE, Stuart. Predicting the Next School Shooting May Never Be Possible. Education Next, v. 23, n. 2, P. 24-30, 2023. Disponível em: https://www.educationnext.org/wp-content/uploads/2023/04/ednext_XXIII_2_ritchie.pdf. Acesso em: 3 abr. 2023.

ROLIM, Marcos. Protocolo de Prevenção à Violência nas Escolas -Previne. Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude (Cece). Porto Alegre, 27 ago. 2019.

SAAD-DINIZ, Eduardo. Ataques em escolas: Uma questão criminológica. Ciências Criminais. Ribeirão Preto, 14 abr. 2023. Disponível em: https://sites.usp.br/cienciascriminais/ataques-em-escolas-uma-questao-criminologica/. Acesso em: 5 jun. 2023.

SANTIAGO, Abinoan; GUEDIN, Giorgio; VASCONCELLOS, Hygino. Jovem com facão invade creche e deixa adultas e três crianças mortas em SC. Blumenau, Florianópolis e Saudades, 4 maio. 2021. Disponível: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2021/05/04/atentado-facao-creche-mortos-saudades-sc.htm. Acesso em: 1 jun. 2023.

SCHILDKRAUT, Jaclyn; GROGAN, Kathryn. Are Metal Detectors Effective at Making Schools Safer?. WestEd, 2019. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED595716.pdf. Acesso em: 07 maio. 2024.

Shootings Over Time: Incidents, Injuries, and Deaths. Education Week. [2023: s. l.]. Disponível em: https://www.edweek.org/leadership/school-shootings-over-time-incidents-injuries-and-deaths. Acesso em: 5 jun. 2023.

SILVA, Débora Tatiane Góes. Estratégias de prevenção da violência escolar: revisão integrativa da Literatura. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto/SP, 2018.

SILVA, Jonatas dos Santos. A influência midiática nas ações policiais: exame de caso Isabella Nardoni. In: AMARAL, Cláudio P.; SAAD-DINIZ, Eduardo. Estudos sobre Ciências Criminais: atas da 1.ª Edição da Especialização em Ciências Criminais. LiberArs, 2021.

SOARES, Marcelo Chaves. Educação Transviada: (re)pensando o ensino de Sociologia pela não normatividade. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022.

STANFORD, Libby. Another State Will Let Teachers Carry Guns. What We Know About the Strategy. EducationWeek. [s.l.], 26 abr. 2024. Disponível em: https://www.edweek.org/leadership/another-state-could-let-teachers-carry-guns-what-we-know-about-the-strategy/2024/04. Acesso em: 29 abr. 2024.

Summary of School Shootings. K-12 School Shooting Database. [s. l.], [entre 1966 e 2023]. Disponível em: https://k12ssdb.org/data-visualizations. Acesso em: 12 jun. 2023.

Veja, [s. l.], 20 out. 2017. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/relembre-outros-ataques-a-escolas-provocados-por-alunos. Acesso em: 21 abr. 2023.

VICENTE, Nataniel Antônio. Uma tempestade recorrente: a violência no espaço escolar. Revista eletrônica da associação dos geógrafos brasileiros seção Três Lagoas, v. 1, n. 31, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/RevAGB/article/view/9858/7470. Acesso em: 1 nov. 2023.

VIEIRA, Timoteo Madaleno; MENDES, Francisco Dyonísio Cardoso; GUIMARÃES, Leonardo Conceição. De Columbine à Virgínia Tech: Reflexões com Base Empírica sobre um Fenômeno em Expansão. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 3, p. 493-501. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/yS4t7zpXbwTKRbQ9Cgzmtbg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 abr. 2023.

Violência na escola: o psicólogo escolar na fronteira da política educacional. In: MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Psicologia escolar e compromisso social. 2. ed. Campinas, Alíena.

Downloads

Publicado

2024-12-04

Como Citar

dos Santos Silva, J., Nunes, D. H., & Costa Silva, G. (2024). SCHOOL SHOOTING:CLASSIFICAÇÃO, CONSEQUÊNCIAS DO EXTREMISMO, ESTATÍSTICAS, MEDIDAS A SEREM TOMADAS E O QUE NÃO FAZER. Revista Vertentes Do Direito, 11(2), 386–419. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p386-419

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)