SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p506-532

Palavras-chave:

Sistemas de trabalho de alto desempenho, Gestão do conhecimento, Práticas de GC, Universidades Públicas Federais

Resumo

Sistemas de trabalho de alto desempenho (STAD) envolvem um conjunto de práticas de gestão de recursos humanos para melhorar o desempenho dos colaboradores, promover motivação e um ambiente de trabalho aberto às contribuições. A adoção dos STAD, facilmente aplicáveis às organizações da iniciativa privada, abre oportunidade para investigar como as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) contribuem no seu desenvolvimento na universidade pública. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar a contribuição das práticas de GC no desenvolvimento de STAD na universidade pública. Para tanto, busca-se relacionar teoricamente os temas GC e STAD; identificar práticas de GC na universidade pública; verificar a comunidade de práticas (CoP) como instrumento para potencializar os STAD na universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empregando os métodos de revisão sistemática de literatura e pesquisa documental. A amostragem foi obtida por meio de pesquisa em dados abertos na página eletrônica de uma universidade pública federal do sul do Brasil, com obtenção e análise da adoção, uso e disseminação de práticas de GC alinhadas com os STAD.

Biografia do Autor

Paula Regina Zarelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora do Magistério Superior (UTFPR). Professora do Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap/UTFPR

Ligia Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Mestre em Administração Pública (UTFPR). Coordenadora de Recursos Humanos (UTFPR). 

Deborah Bernett, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catatarina.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Zarelli, P. R., Mendes, L., & Bernett, D. (2024). SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. Revista Vertentes Do Direito, 11(2), 506–532. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n2.p506-532

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