PRÁTICA DO TELETRABALHO: DIRETRIZES PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n1.p278-305

Palavras-chave:

Administração Pública, Instituição pública, Teletrabalho, Trabalho remoto

Resumo

O presente artigo busca identificar e descrever os aspectos relacionados ao trabalho remoto e apresentar diretrizes para sua implementação em universidades públicas. Para tanto, por meio da literatura científica relacionada ao tema, pontuou-se as implicações do teletrabalho na administração pública, identificou-se e conceituou-se os aspectos relacionados ao trabalho remoto. O estudo apresenta vantagens e desvantagens do trabalho remoto para o setor e servidores públicos. Como resultado, um modelo conceitual com os aspectos que impactam a implementação da modalidade em universidades públicas foi criado, servindo aos gestores como diretriz para a implementação de atividades remotas no âmbito do setor público. A análise das implicações que influenciam a adoção da modalidade, demanda planejamento para que o teletrabalho se torne possível através do equilíbrio entre as adequações institucionais, os recursos humanos e a tecnologia necessária.

Biografia do Autor

Adriano Paloschi, PROFIAP/UTFPR

Mestre em Administração Pública – PROFIAP/UTFPR

Pesquisador e Servidor Técnico Administrativo – UTFPR

Louisi Francis Moura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas – PUC/PR

Professora do Magistério Superior – UTFPR

Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP/UTFPR

Paula Regina Zarelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/SC - Profa. Permanente do Mestrado em Administração Pública – PROFIAP

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Publicado

2024-07-06

Como Citar

Paloschi, A., Moura, L. F., & Zarelli, P. R. (2024). PRÁTICA DO TELETRABALHO: DIRETRIZES PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Revista Vertentes Do Direito, 11(1), 278–305. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2024.v11n1.p278-305

Edição

Seção

Artigo Científico