AS DIFICULDADES PARA A QUALIFICAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E A FRAGILIDADE DA LEGISLAÇÃO NA SUA TUTELA

Auteurs-es

  • Eric José Migani Unitins - Fundação Universidade do Tocantins
  • Eric José Migani Universidade do Tocantins - UNITINS

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2015.v2n1.p63-81

Mots-clés :

Educação superior, Formação docente, Tutela legislativa ao professor

Résumé

O presente artigo busca discutir as dificuldades para qualificação do professor que atua no ensino superior em instituições de ensino privado frente à falta de políticas institucionais que viabilizem sua formação acadêmica. O texto aborda a ausência de políticas institucionais que permitam aos professores afastarem-se de suas atividades e, mediante remuneração, cursarem mestrado e doutorado. Ainda, apresenta a legislação trabalhista que tutela a docência, apontando as fragilidades com relação à proteção do professor durante a qualificação. As instituições exigem formação e produção acadêmica sem oferecer suporte financeiro e afastamento remunerado das atividades, omitindo a legislação e jurisprudência sobre a questão.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Eric José Migani, Unitins - Fundação Universidade do Tocantins

Professor de Direito e Processo do Trabalho na Faculdade Serra do Carmo e UNITINS.

Coordenador de TCC da UNITINS.

Mestrando na FADISP - Faculdade Autônoma de São PAulo, no Programa Acesso à Justiça.

Eric José Migani, Universidade do Tocantins - UNITINS

Mestrando da Faculdade Autônoma de São Paulo – FADISP, área de concentração Função Social do Direito. Professor da Universidade do Tocantins – UNITINS e Faculdade Serra do Carmo – FASEC. Advogado.

Téléchargements

Publié-e

2015-07-01

Comment citer

Migani, E. J., & Migani, E. J. (2015). AS DIFICULDADES PARA A QUALIFICAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO E A FRAGILIDADE DA LEGISLAÇÃO NA SUA TUTELA. Revista Vertentes Do Direito, 2(1), 63–81. https://doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2015.v2n1.p63-81

Numéro

Rubrique

Artigo Científico

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s