REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv9-9748Resumo
A Educação Ambiental desponta no cenário mundial como uma ação educativa em resposta à crise ambiental instalada, causada pela ação humana. A proposta deste trabalho foi analisar as representações sociais de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca de sua formação em Educação Ambiental. Para tal, foi utilizada a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2011; JODELET, 1989, 1995, 2001), um conhecimento socialmente formado, baseado na construção de uma realidade pertinente a um grupo específico. Como metodologia de pesquisa, os dados foram coletados com a técnica de grupo focal e analisados com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Como produtos, emergiram três categorias principais, que tratam dos (a) atributos da Educação Ambiental, da (b) qualidade da formação e, da (c) estrutura da formação. Diante disso, os resultados apontam para a ressignificação da formação docente em Educação de forma a contemplar as novas demandas para uma sociedade mais sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.