REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv9-9748

Resumen

A Educação Ambiental desponta no cenário mundial como uma ação educativa em resposta à crise ambiental instalada, causada pela ação humana. A proposta deste trabalho foi analisar as representações sociais de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas acerca de sua formação em Educação Ambiental. Para tal, foi utilizada a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2011; JODELET, 1989, 1995, 2001), um conhecimento socialmente formado, baseado na construção de uma realidade pertinente a um grupo específico. Como metodologia de pesquisa, os dados foram coletados com a técnica de grupo focal e analisados com a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Como produtos, emergiram três categorias principais, que tratam dos (a) atributos da Educação Ambiental, da (b) qualidade da formação e, da (c) estrutura da formação. Diante disso, os resultados apontam para a ressignificação da formação docente em Educação de forma a contemplar as novas demandas para uma sociedade mais sustentável.

Publicado

2022-05-17

Cómo citar

Angelo, J. A. C. (2022). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DESAFIOS, 9(2), 45–57. https://doi.org/10.20873/uftv9-9748

Número

Sección

Artigos