CARACTERIZAÇÃO DA PESCA NA BOCA DO ARAPIRÍ, UMA COMUNIDADE NO ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA ATUMÃ EM ALENQUER, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.23593652201854p15Resumo
O objetivo do trabalho foi caracterizar a pesca na comunidade Boca do Arapirí, município de Alenquer. Os dados foram coletados através de entrevistas com formulários semiestruturados e as informações foram analisadas através de estatística descritiva. Para o cálculo da CPUE foi utilizada a unidade kg/pescador.dia. As informações coletadas foram relacionadas com o ciclo hidrológico anual do rio Amazonas, obtido junto ao site da Agencia Nacional das águas (ANA). A pesca é a principal atividade econômica na comunidade e os envolvidos pescam em média 3,6 (±1,02) dias/semana usando ambientes próximos. O lago é o ambiente mais explorado com maior frequência entre abril e outubro, cuja finalidade é a alimentação e comércio. Foram identificados sete apetrechos empregados na atividade de pesca, com maior destaque para a malhadeira (80%). Das espécies capturadas destacaram-se Pescada (Plagioscion sp.), Curimatã (Prochilodus nigricans) e Aracu (Anostomidae).. As maiores taxas de CPUE concentram-se entre julho e outubro, quando o nível das águas diminui. Como medida de conservação os pescadores contam com um plano de utilização, que tem garantido a sustentação dos recursos e evitado o agravamento negativo de mudanças ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.