O EMPREENDEDORISMO NO SERVIÇO PÚBLICO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n120269Resumo
O termo empreendedorismo popularizou-se nas últimas décadas, tendo se consolidado sobretudo no meio privado. Recentemente, entretanto, esse conceito tem sido utilizado no setor público para caracterizar as organizações que buscam aceitar riscos, desafios e incentivar ações inovadoras para melhor atender aos anseios da população. Quando isso ocorre, tem-se o que se chama de Intraempreendedorismo Público. Assim, o objetivo desse artigo é fazer uma revisão de literatura que mostre a aplicação dos principais conceitos do empreendedorismo no serviço público. Para alcançar tal objetivo, foi feita uma revisão de literatura utilizando as bases Scopus, Google Acadêmico e Scielo. Nessas bases, as palavras-chave foram aplicadas junto a um filtro para coletar obras publicadas em um intervalo de cinco anos. Além dessas publicações selecionadas no primeiro filtro, foram também utilizados artigos clássicos, citados nas obras constantes da primeira seleção. Quanto à classificação, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, aplicada e exploratória. Como resultado, pôde-se constatar que, embora a ideia já esteja disseminada no setor público, a aplicação prática do empreendedorismo público ainda carece de maior comprovação empírica. Além disso, a simples transposição de práticas da iniciativa privada para o setor público não tem se mostrado suficiente para que a teoria se traduza em efeitos práticos.
Downloads
Publicado
Versões
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Roberto Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
