O EMPREENDEDORISMO NO SERVIÇO PÚBLICO
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol13n120269Resumen
El término "emprendimiento" se ha popularizado en las últimas décadas, consolidándose principalmente en el sector privado. Recientemente, este concepto se ha utilizado en el sector público para caracterizar a las organizaciones que asumen riesgos y desafíos e impulsan acciones innovadoras para satisfacer mejor las necesidades de la población. Cuando esto ocurre, se da lo que se conoce como intraemprendimiento público. Por lo tanto, el objetivo de este artículo es realizar una revisión bibliográfica que demuestre la aplicación de los principales conceptos del emprendimiento en la función pública. Para lograr este objetivo, se realizó una revisión bibliográfica utilizando las bases de datos Scopus, Google Scholar y Scielo. En estas bases de datos, se aplicaron palabras clave para recopilar trabajos publicados en un período de cinco años. Además, se utilizaron artículos clásicos citados en los trabajos incluidos en la primera selección. En cuanto a la clasificación, la investigación se caracteriza por ser cualitativa, aplicada y exploratoria. Como resultado, se encontró que, si bien el concepto ya está extendido en el sector público, la aplicación práctica del emprendimiento público aún carece de mayor evidencia empírica. Además, la simple transposición de prácticas del sector privado al sector público no ha demostrado ser suficiente para que la teoría se traduzca en efectos prácticos.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2026-02-13 (2)
- 2026-02-12 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Roberto Gomes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
