LETRAMENTO ACADÊMICO/CIENTÍFICO: EXPERIÊNCIAS DESAFIADORAS E INSTIGANTES PARA O (DES)ENVOLVIMENTO DOS ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/n292238723782Resumo
Este artigo traz como base discursiva e reflexiva as experiências vivenciadas pelas coordenadoras do Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP - UFT/Campus de Miracema), dos Cursos de Pedagogia[1] e Serviço Social[2]. Ambos os Cursos propõem debater o Letramento Acadêmico/Científico, em edições e anos distintos. A junção desse debate justifica-se pela relevância da interação, trazendo experiências que qualificam as análises realizadas. O letramento insere o indivíduo na sociedade, sendo, pois, uma prática social e produto cultural que se materializa pela linguagem, e a leitura crítica reflete-se na produção escrita. As metodologias utilizadas foram diversificadas, com encontros presenciais e remotos permeando as atividades, como: Oficinas, Palestras, Minicursos etc. O objetivo deste trabalho é refletir, analisar e avaliar a relevância e os impactos que os projetos PIIP dos Cursos de graduação em Pedagogia e em Serviço Social tiveram/têm para o público que participa diretamente, os monitores, e ao que eles atendem, os acadêmicos. Os aportes teóricos utilizados constituem as áreas de Linguística, Filosofia, em especial, e demais conteúdos programáticos para sublevar os debates. Além disso, no Serviço Social, as atividades trabalham temas dos fundamentos da profissão, pesquisa e outras temáticas fundamentais ao processo de aprendizagem. O resultado final do PIIP Pedagogia demonstrou que os índices de reprovação melhoraram. Em relação ao outro curso em questão, o projeto ainda está sendo executado, no entanto encontramos elementos relevantes que garantem que a proposta está sendo aceita e bem recebida pelos acadêmicos, por apoiarem suas demandas frente aos conteúdos lidos e escritos por eles.
[1] Título dos projetos do Curso de Pedagogia: “Letramento Acadêmico-Científico: os desafios da leitura, escrita e de outras áreas do conhecimento: perspectivas teórico-práticas, metodológicas e tecnológicas” (2024); e “Letramento Acadêmico-Científico de Inovação Pedagógica: os desafios da leitura e escrita: perspectivas metodológicas e tecnológicas” (2023).
[2] Título do Projeto do Curso de Serviço Social: “Leitura e Escrita Científica dos/para acadêmicos do Serviço Social: estratégias e inovações tecnológicas para a formação discente” (2025).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ingrid Karla da Nóbrega Beserra, Maria Irenilce Rodrigues Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
