PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DE GOVERNANÇA PÚBLICA COM PESSOAS IDOSAS: OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE AMAZONENSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_21862Resumen
O artigo compartilha percepções e sentimentos de preservação do valor que a universidade entrega aos que a mantêm, a partir de vivências no programa de extensão Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT). O problema questiona como as práticas extensionistas podem colaborar na governança com pessoas idosas? O objetivo geral é compreender a governança nos serviços oferecidos na universidade. Os objetivos específicos buscam descrever e compartilhar como a UMA/UFT garante o acesso à educação para a parcela da população que envelhece. O referencial envolve a fenomenologia de Merleau-Ponty (2018); métodos de Bardin (2011), na compreensão dos fenômenos a partir da subjetividade; estudos de Alvino (2015), Arendt (2000), Beisiegel (1986), Beltrão (1982), Bobbio (2000), Both (1999), Farenzena (2011), Freire (1992), Frey (2000), Paiva (1987), Villas-Boas (2016) e outros. Os dados, qualitativos, são vivências na UMA/UFT, observações e análises bibliográfica e documental. Nos resultados encontram-se o perfil de governança nas instituições de ensino superior amazonenses; a governança no programa de extensão UMA/UFT; a compreensão de políticas destinadas à população idosa; e constatações de Itinerários Formativos para a EJA. Concluem-se a importância da universidade para fomentar uma educação mais personalizada às características individuais da sociedade que envelhece.
PALAVRAS CHAVE: Governança; Educação na Amazônia; Práticas Educativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marlon Santos de Oliveira Brito , Neila Barbosa Osório, Luiz Sinésio Silva Neto , Nubia Pereira Brito Oliveira, Marileide Carvalho de Souza, Amanda Pereira Costa ; Thiago Nilton Alves Pereira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
