Reflexões sobre Educação a Distância: Concepções no Ensino de Física
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p46Palavras-chave:
Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino de FísicaResumo
A Educação a Distância vem ganhando espaço na sociedade atual, envolvendo um número de pessoas cada vez maior, gerando a necessidade de que as ações na área sejam acompanhadas de uma intensa reflexão. Neste artigo, serão fomentadas algumas reflexões acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Educação a Distância voltado ao Ensino Superior da Física. De maneira geral pontuaremos sobre as motivações, as condições e possíveis contribuições da EAD no Ensino de FísicaReferências
CASTELLS, Manuel. A Gálaxia da Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
CAVALCANTE, Marisa Almeida. O Ensino de uma nova física e o Exercício da Cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.21, n. 4, p. 550551, dezembro, 1999.
COLE, Jason; FOSTER, Helen. Using Moodle. California: O’ Reilly, 2006
INEP, A Educação no Brasil na Década de 90: 1991-2000. (INEP, Brasília, 2003).
INEP. Sistema de ensino precisa de 250 mil professores. Disponível em: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news03_17.htm. Acesso em: 20 de maio de 2016.
LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Loyola, 1999.
MEC/INEP/SEED, Pró-Licenciatura: Propostas Conceituais e Metodológicas (MEC/INEP/SEED, Brasília, 2005).
PIETROCOLLA, Maurício (org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.
PRETTI, Orestes. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.