Reflexões sobre Educação a Distância: Concepções no Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p46

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ensino de Física

Resumo

A Educação a Distância vem ganhando espaço na sociedade atual, envolvendo um número de pessoas cada vez maior, gerando a necessidade de que as ações na área sejam acompanhadas de uma intensa reflexão. Neste artigo, serão fomentadas algumas reflexões acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Educação a Distância voltado ao Ensino Superior da Física. De maneira geral pontuaremos sobre as motivações, as condições e possíveis contribuições da EAD no Ensino de Física

Biografia do Autor

José Elisandro de Andrade, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor (2012) e Mestre (2008) em Física da Matéria Condensada, Bacharel em Física Médica (2006) e Licenciado em Física (2011) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Docência no Ensino Superior pela Estácio/FaSe (2009). Atualmente atua como Professor do Magistério Superior no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Materiais (FEMAT) do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Coordenador de Educação a Distância da Unifesspa. Docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/Unifesspa). Tem experiência na área de Física com ênfase em nanomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros, síntese caracterização e modificação de nanopartículas de prata. Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão. Trabalha com as seguintes técnicas de caracterização: Microscopia de Tunelamento de Elétrons (STM), Microscopia de Força Atômica (AFM), Espectroscopia UV-Vis, Espectroscopia Raman e Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS)

Raquel Aline Pessoa Oliveira, Universidade Federal Vale do São Francisco

Doutora em Física da Matéria Condensada (2012), possui mestrado em Física (2009) e licenciatura em Física (2007) pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Sergipe (FASE). É professora adjunta vinculada ao Colegiado de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente permanente do programa de pós-graduação em Ciências dos Materiais da UNIVASF e do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e caracterização de materiais, detectores de radiação e metrologia das radiações ionizantes. Coordena as atividades do Grupo de Física dos Materiais Luminescentes (LuMat) na UNIVASF.

Referências

CASTELLS, Manuel. A Gálaxia da Internet. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

CAVALCANTE, Marisa Almeida. O Ensino de uma nova física e o Exercício da Cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.21, n. 4, p. 550551, dezembro, 1999.

COLE, Jason; FOSTER, Helen. Using Moodle. California: O’ Reilly, 2006

INEP, A Educação no Brasil na Década de 90: 1991-2000. (INEP, Brasília, 2003).

INEP. Sistema de ensino precisa de 250 mil professores. Disponível em: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/outras/news03_17.htm. Acesso em: 20 de maio de 2016.

LÈVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Loyola, 1999.

MEC/INEP/SEED, Pró-Licenciatura: Propostas Conceituais e Metodológicas (MEC/INEP/SEED, Brasília, 2005).

PIETROCOLLA, Maurício (org.). Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

PRETTI, Orestes. Educação a distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE, UFMT, 2000.

Downloads

Publicado

2016-09-23

Como Citar

Andrade, J. E. de, & Oliveira, R. A. P. (2016). Reflexões sobre Educação a Distância: Concepções no Ensino de Física. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(1), 46–53. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n1p46

Edição

Seção

Artigos