DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DO CULTIVO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ) EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS NO MUNICÍPIO DE PORTEL, ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ, ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20415Resumen
El cultivo de la mandioca desempeña un papel económico significativo para la agricultura familiar en el estado de Pará, actuando no sólo como fuente de ingresos, sino también como medio para garantizar una alimentación adecuada y de calidad. Por lo tanto, el objetivo principal de esta investigación fue diagnosticar, desde el punto de vista socioeconómico, las comunidades rurales marajoaras localizadas en las márgenes de los ríos Cumarapí (Comunidad Vila Gomes y Comunidad Castanhal), Acutipereira (Comunidad Santo Ezequiel) y Anapu (Comunidad Santa Luzia), situadas en el municipio de Portel (PA), para comprender mejor las condiciones de vida de las familias y su relación con el cultivo de la mandioca como fuente de alimentación y renta. Las familias de las comunidades fueron caracterizadas a partir de indicadores demográficos (edad, número de personas por comunidad, etc.), sociales (abastecimiento de agua, saneamiento básico, electricidad, escolarización, etc.) y económicos (fuentes de ingresos, renta familiar, beneficios sociales, etc.), que fueron recogidos mediante cuestionarios semiestructurados. Se constató que las comunidades tenían una baja calidad de vida debido a la falta de infraestructuras básicas, además de depender en gran medida del agroextractivismo como fuente de subsistencia e ingresos, destacando en esta región el cultivo de la mandioca.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Liandra Caroline do Rosário Soares, Ligiana Lourenço de Souza, Werner Damião Morhy Terrazas, Marcelo José Raiol Souza, Altem Nascimento Pontes, Manoel Tavares de Paula

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
