CONSTRUÇÃO DO MODELO LÓGICO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_20201Resumo
Objetiva-se apresentar a construção e validar o Modelo Lógico do Programa de Educação Permanente em Saúde Mental do estado do Ceará, desenvolvido nos anos de 2020 a 2022. Trata-se de pesquisa avaliativa qualitativa. Utilizaram-se as análises Lógica e Estratégica com a finalidade de determinar a coerência entre os objetivos do programa com as demandas a serem resolvidas por ele. Para elaboração do modelo foi realizada revisão da literatura sobre a temática da pesquisa, coleta e análise das informações do programa por meio de documentos e projetos dos cursos realizados. Para montagem e validação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos no planejamento dos cursos. Todos os cursos utilizaram aulas expositivas, recursos audiovisuais e estudos de casos. A Especialização utilizou outros recursos como dinâmicas, discussão em grupo e atividades práticas em serviço. Em virtude do período pandêmico da Covid-19, os cursos foram realizados em modo remoto e/ou a distância. A articulação entre os serviços permite a troca de saberes, experiências e campos de atuação em saúde múltiplos. Todavia, as ações educativas para o trabalho em saúde mental ainda são escassas e descontínuas, ou estão centradas em determinados grupos de profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciano Santos da Silva Filho, Talyta Martins Neves, José Jackson Coelho Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
