CONSTRUÇÃO DO MODELO LÓGICO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL DO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Luciano Santos da Silva Filho Universidade Estadual do Ceará
  • Talyta Martins Neves Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0001-6898-7938
  • José Jackson Coelho Sampaio Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_20201

Resumo

Objetiva-se apresentar a construção e validar o Modelo Lógico do Programa de Educação Permanente em Saúde Mental do estado do Ceará, desenvolvido nos anos de 2020 a 2022. Trata-se de pesquisa avaliativa qualitativa. Utilizaram-se as análises Lógica e Estratégica com a finalidade de determinar a coerência entre os objetivos do programa com as demandas a serem resolvidas por ele. Para elaboração do modelo foi realizada revisão da literatura sobre a temática da pesquisa, coleta e análise das informações do programa por meio de documentos e projetos dos cursos realizados. Para montagem e validação foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos no planejamento dos cursos. Todos os cursos utilizaram aulas expositivas, recursos audiovisuais e estudos de casos. A Especialização utilizou outros recursos como dinâmicas, discussão em grupo e atividades práticas em serviço. Em virtude do período pandêmico da Covid-19, os cursos foram realizados em modo remoto e/ou a distância. A articulação entre os serviços permite a troca de saberes, experiências e campos de atuação em saúde múltiplos. Todavia, as ações educativas para o trabalho em saúde mental ainda são escassas e descontínuas, ou estão centradas em determinados grupos de profissionais.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Luciano Santos da Silva Filho, Neves, T. M., & Sampaio, J. J. C. (2025). CONSTRUÇÃO DO MODELO LÓGICO DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL DO ESTADO DO CEARÁ. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–23. https://doi.org/10.20873/2025_jul_20201

Edição

Seção

Artigos