PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM TRABALHADORES:

UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_20102

Resumo

Globalização e urbanização impactaram significativamente no estilo de vida da população, e nas práticas alimentares, contribuindo para o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Objetivo deste estudo foi investigar a presença de fatores de risco cardiovascular e de DCNT em trabalhadores de uma indústria de alimentos localizada no Norte do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal com 91 trabalhadores adultos. Foi utilizado um questionário contendo variáveis demográficas e socioeconômicas, práticas alimentares avaliadas através do questionário do Guia Alimentar para a População Brasileira, estado nutricional pelo Índice de Massa Corporal (IMC), risco cardiovascular através da medida da circunferência da cintura (CC) e prevalência de doenças crônicas autorreferida pelos trabalhadores. Constatou-se elevada prevalência de práticas alimentares inadequadas (49,45%), e de estado nutricional inadequado (65,48%). Ainda, verificou-se que 72,22% dos trabalhadores apresentaram risco cardiovascular através da CC e que 32,97% referiram presença de pelo menos uma doença crônica. Foi encontrada associação entre CC de risco cardiovascular e estado nutricional (p=0,002). Estudo enfatiza a importância do manejo dos fatores de risco para DCNT por meio da adoção de um estilo de vida saudável baseado na adoção de práticas alimentares saudáveis e da manutenção de estado nutricional adequado.

PALAVRAS-CHAVE: Estado nutricional; Consumo Alimentar; Doença Crônica;

Biografia do Autor

Danieli Cristina Pasqualotto Torella, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Passo Fundo (2018-2021). Pós-Graduanda em Nutrição Comportamental e Clínica (2022-2024) pela UNIGUAÇU. Mestranda em Envelhecimento Humano (PPGEH/UPF). Possui grau de Expert em Saúde da Mulher (2022) pelo método Lucyanna Kalluf. Atua como Nutricionista no Residencial Geriátrico Solar Santa Tereza e em Consultório. Tem experiência na área de suplementos alimentares, iniciação científica, rotulagem de alimentos e organização de eventos científicos.

Georgia Lazzaretti Dolzan, Universidade de Passo Fundo

Nutricionista formada pela Universidade de Passo Fundo e pós graduanda em Nutrição Esportiva e Estética pelo Instituto Plenitude! Atua atendendo os pacientes de forma online no mundo todo e de forma presencial nas cidades de Lagoa Vermelha e Passo Fundo - RS. Trabalha com emagrecimento, hipertrofia e reeducação alimentar! Atende adolescentes, adultos e idosos!

Carolina Pires Leal Donadussi, Universidade de Passo Fundo

Graduanda em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo. Estagiária de Nutrição no Hospital São Vicente de Paulo- Passo Fundo, RS. Bolsista Voluntária de Iniciação Científica.

Carlos Gabriel Fauth da Silva, Universidade de Passo Fundo

Tecnólogo em Gastronomia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, chef de cozinha especializado em Gastronomia Tradicional Brasileira e acadêmico de Nutrição pela Universidade de Passo Fundo.

Daiana Argenta Kümpel, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Nutrição pela Universidade de Cruz Alta (2006), pós-graduada em Tecnologia e Controle de Qualidade em Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2008). Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2012), onde foi bolsista Prosup/Capes com dedicação exclusiva. Doutoranda em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo (2020). Fez parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (RBCEH) de março de 2010 a abril de 2011. Atua como docente do Curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo e Coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer e Cardiologia UPF/HC/SMS e tutora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso e Atenção ao Câncer UPF/HSVP/SMS. Tem experiência na área de Nutrição e Pesquisa atuando principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento Humano, Geriatria, Oncologia e Saúde Pública.

Valéria Hartmann, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Pelotas (1989), Especialização em Economia e Gestão Empresarial (2003), Tecnologia de Frutas e Hortaliças (2011), Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (2020), Nutrição Materno Infantil (2022), Mestrado em Bioexperimentação pelo Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF (2014). Atualmente é professor Adjunto II da UPF, Coordenador do Curso de Nutrição, faz parte do quadro de Professor Extensionista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da UPF. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Alimentação Coletiva, Alimentação na Gestação e Técnica Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentos, Nutrição na Gestação, Boas Práticas em Serviços de Alimentação, Rotulagem de Alimentos, Cardápios, Alimentação do trabalhador.

Ana Luisa Sant' Anna Alves , Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003), mestrado em Ciências da Saúde - Área de concentração Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005), doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e pós-doutorado na Technische Universität Kaiserslautern. Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo, RS, no curso de Nutrição e no Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano. Tem experiência na área de Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia nutricional e condições de saúde da população.

Cintia Cassia Tonieto Gris, Universidade de Passo Fundo

Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo. Atuou (2015-2020) no Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), como assessora e extensionista, integrando um trabalho voltado à promoção e defesa do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), da segurança alimentar e nutricional, alimentação saudável e sustentável e consumo consciente e responsável. Atualmente é docente no curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) e do Observatório de Alimentação Saudável e Sustentável (OBASS) da UFSC. Entre os principais temas de atuação na carreira acadêmica e profissional destacam-se: segurança alimentar e nutricional, qualidade e propriedades funcionais dos alimentos, agricultura familiar, alimentação e sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Pasqualotto Torella, D. C., Lazzaretti Dolzan, G., Pires Leal Donadussi, C., Fauth da Silva, C. G., Argenta Kümpel, D., Hartmann, V., … Tonieto Gris, C. C. (2025). PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM TRABALHADORES:: UM ESTUDO TRANSVERSAL. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–18. https://doi.org/10.20873/2025_jul_20102

Edição

Seção

Artigos