COMUNICAÇÃO EFETIVA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A SEGURANÇA DO PACIENTE NA MATERNIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19971%20

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar as evidências disponíveis na literatura científica sobre a relação da comunicação efetiva da equipe de enfermagem da maternidade e a segurança do paciente. Para tanto foi conduzida uma revisão integrativa norteada pela pergunta: “Como a comunicação efetiva da equipe de enfermagem da maternidade contribui para a segurança do paciente?” Buscou-se por estudos primários nas bases de dados PubMed, CINAHL, BDENF, LILACS, MEDLINE e Embase. Foram incluídos artigos publicados em inglês, português e espanhol, em qualquer período de tempo, que respondessem à questão de pesquisa. Posteriormente, foi realizada a extração de dados dos estudos primários incluídos utilizando um roteiro construído pelas autoras. A seguir foi feita a avaliação dos estudos utilizando ferramentas para avaliar os níveis de evidência e a qualidade dos estudos incluídos na revisão. Diante disso, 15 estudos foram selecionados, dos quais nove (60%) são quantitativos e seis (40%) são qualitativos. Para apresentação dos resultados foram definidas duas categorias: o uso de recursos facilitadores de comunicação; e, a comunicação verbal: potencialidades e fragilidadesAs evidências apresentaram que a comunicação efetiva na maternidade possibilita a continuidade da assistência de forma segura e, consequentemente, favorece a qualidade do cuidado. 

Biografia do Autor

Mariana Viotti Nogueira Marques, Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro, Professora do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ)

Professora do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ)

Patrícia Scotini Freitas, Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professora na Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Talita Prado Simão Miranda, Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Professora do Departamento de Medicina e Enfermagem. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Downloads

Publicado

2025-04-26

Como Citar

Viotti Nogueira Marques, M., Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro, Patrícia Scotini Freitas, Talita Prado Simão Miranda, & Silva, S. (2025). COMUNICAÇÃO EFETIVA NA EQUIPE DE ENFERMAGEM E A SEGURANÇA DO PACIENTE NA MATERNIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(3), 1–21. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19971

Edição

Seção

Artigos