FOTOBIOMODULAÇÃO COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE FÍSTULA VESICOCUTÂNEA:

UM RELATO DE CASO

Autores

  • Patricia Reis de Souza Garcia Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Evandro Garcia Instituto de Urologia de Sinop
  • Rodolfo da Costa Centro de Diagnóstico por Imagem Santo Antônio
  • José Nilson Araújo Bezerra Escola Superior de Ciências da Saúde. Universidade Estadual do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_19713

Resumo

Fístula vesicocutânea (FVC) é uma condição rara de perda de urina pela pele, devido ao desenvolvimento de trajeto anormal formado entre a bexiga e a pele, que resulta em maceração e lesão, infecção, desconforto, incapacidade física e odor. Seu manejo abrange cateterismo vesical e cirurgia, em casos que não cicatrizam espontaneamente. Trata-se de um estudo descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CAAE N° 59843722.1.0000.8097). Relata-se o caso de um homem, 45 anos, saudável, vítima de politrauma por acidente de motocicleta, com fraturas em antebraço direito e pelve, corrigidas cirurgicamente. Posteriormente desenvolveu FVC, tratada inicialmente com cateterismo vesical e cirurgia. Após infecção de sítio cirúrgico em sínfise púbica, infecção multirresistente e duas recidivas da fístula, foi prescrita fotobiomodulação a cada 72 horas com laser vermelho (658 nm) e infravermelho (830 nm). Observou-se interrupção do extravasamento de urina pela pele após 2 aplicações de laser e fechamento completo da fístula após 17 dias do início da fotobiomodulação. Não houve recidiva após um ano de acompanhamento. Este caso demonstra que a fotobiomodulação de baixa intensidade associada ao cateterismo vesical, pode ser considerada uma estratégia promissora no tratamento de FVC, oferecendo uma alternativa menos invasiva e mais segura.

Biografia do Autor

Jeane Cristina Anschau Xavier de Oliveira, Instituto de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Faen/UFMT. Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Faen- UFMT. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Atualmente é Docente Adjunto II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso Campus Sinop - UFMT/Sinop, onde atua na Disciplina de Fundamentos da Assistencia de Enfermagem II, 2 Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Estomaterapia (GEP-ET) certificado pelo Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, Vice-Coordenadora do GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM FERIDAS E CURATIVOS UFMT/CUS (GEPFeC UFMT/CUS). Estomaterapeuta pela Universidade Estadual do Amazonas credenciado pela SOBEST(Associação Brasileira de Estomaterapia) e pela WCET (World Council of Enterostomal Therapists). Membro do Grupo de estudos em Saúde Reprodutiva Argos-Gerar (FAEn/UFMT). Parecerista ad hoc da Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP); Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEN). Interessada em estudos nas temáticas que envolvem a Assistencia de Enfermagem à pacientes com Disturbios do Assoalho Pélvico e Saúde Reprodutiva de homens e mulheres. Possui experiência no desenvolvimento de estudos na abordagem quantitativa e qualitativa.

Evandro Garcia, Instituto de Urologia de Sinop

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupela EEPG "Prof Gabriel Pinto de Faria"(1993), ensino-fundamental-primeiro-graupela EESPG "Leôncio Pimentel"(1986), ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Positivo(1997), residencia-medicapelo Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto(2006) e residencia-medicapelo Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto(2009). Atualmente é Médico da Hospital Santo Antonio Sinop, Responsável Técnico da Uroclínica Serviços Médicos Ltda, Médico da Hospital São Lucas Lucas do Rio Verde, Mádico Urologista da Urocenter Sinop e Médico do Corpo Clínico do Instituto de Urologia de Sinop. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Urologia.

Rodolfo da Costa, Centro de Diagnóstico por Imagem Santo Antônio

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Oeste Paulista (2007), Residência médica em radiologia e diagnóstico por imagem pela Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (Hospital de Base- FAMERP), Atualmente é médico radiologista e diretor técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem Santo Antonio (CISA) em SINOP-MT.

José Nilson Araújo Bezerra, Escola Superior de Ciências da Saúde. Universidade Estadual do Estado do Amazonas

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará, Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa, Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências, Saúde Pública, Saúde da Família, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde do SUS e Enfermagem Obstétrica. Bach Foundation Registered Practitioner - Bach Centre - England. Foi professor da Universidade Estadual do Ceará nas áreas de Ensino de Ciências, Introdução à Metodologia Científica, Pesquisa Educacional e Projeto de Monografia; do Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima, na disciplina de Primeiros Socorros; e da UNINORTE em disciplinas diversas na área de Enfermagem; do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima no curso Técnico de Enfermagem; da Escola de Saúde Pública do Ceará, no curso de formação de auxiliares de enfermagem. Tutor do Curso Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz/ Escola Nacional de Saúde Pública em 2007 e 2015. Ministra cursos livres nas áreas de Acupuntura, Medicina Tradicional Chinesa e Terapias Complementares, Tratamento de Feridas e Complicações de Pés em Pessoas com Diabetes, Memorização e Desenvolvimento Humano. Atualmente, é professor da Universidade do Estado do Amazonas, Coordenador do Curso de Especialização em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências e do Curso de Especialização em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Ex-coordenador da Disciplina Enfermagem no Processo do Cuidar do Saúde da Família e Coletividade e da Disciplina de Acupuntura, Medicina Tradicional Chinsesa e Terapias Complementares. Desenvolve pesquisas na área de Controle da Dor e complicações relacionadas ao Diabetes Mellitus. Estomaterapeuta titulado e membro pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia. Membro do Wound, Ostomy and Continence Nurses Society e do World Council of Enterostomal Therapists.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

Reis de Souza Garcia, P., Anschau Xavier de Oliveira, J. C., Garcia, E., da Costa, R., & Araújo Bezerra, J. N. (2025). FOTOBIOMODULAÇÃO COM LASER DE BAIXA INTENSIDADE NO TRATAMENTO DE FÍSTULA VESICOCUTÂNEA: : UM RELATO DE CASO . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(5). https://doi.org/10.20873/2025_jul_19713

Edição

Seção

Artigos