PARQUE ESTADUAL DAS ARAUCÁRIAS É EFETIVO EM TERMOS DE BIODIVERSIDADE E ENDEMISMO?
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19675Resumo
A Mata Atlântica está reduzida a 12,4% do seu tamanho original distribuída em pequenas ilhas que estão sujeitas aos efeitos da fragmentação florestal. As unidades de conservação (UC’s) são utilizadas como principal ferramenta para a conservação da biodiversidade, entretanto, a área protegida ainda é insuficiente para preservar toda a diversidade de espécies. Nesse sentido, o estudo objetivou avaliar a importância do Parque Estadual das Araucárias (PAEAR), em termos de biodiversidade e de taxa de endemismo, visando determinar a efetividade de preservação do PAEAR. O levantamento de dados entre os meses de julho de 2013 e julho de 2014, em 100 parcelas de 100 m2. Nelas foram amostrados todos os indivíduos arbóreos com diâmetro na altura do peito (DAP) igual ou maior que 5 cm. As espécies foram identificadas e classificadas quanto ao endemismo e ao estado da conservação conforme categorias determinadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Entre as 105 espécies levantadas, foram encontradas 10 espécies endêmicas distribuídas em oito gêneros e sete famílias. Foi encontrado dois indivíduos de Hovenia edulis Thunb. que possui alto potencial de invasão e capacidade de causar perda de biodiversidade. Foram encontradas 10 espécies endêmicas, das quais sete não apresentam estudos quanto ao endemismo, uma é classificada como em perigo (EN) e duas como menos preocupante (LC). As análises realizadas permitem concluir que o PAEAR se mostrou efetivo em termos de biodiversidade, porém, contém baixo nível de endemismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabrielli de Almeida Santos, Manuela Gazzoni dos Passos, Geisa Percio do Prado, Jaçanan Eloisa de Freitas Milani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
