INFORMAÇÕES DE SAÚDE DE CRIANÇAS DE COMUNIDADES REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE BEQUIMÃO – MA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_19661Resumo
As crianças quilombolas representam o grupo populacional mais vulnerável, podem apresentar déficit nutricional, de crescimento, de desenvolvimento e maior risco de morbidades agudas. Objetivou-se analisar informações de saúde de crianças das comunidades remanescentes quilombolas de Bequimão – MA. Estudo transversal, com 143 crianças quilombolas com idade de 5 a menores de 10 anos. Foram analisadas e as Cadernetas de Saúde de 123 crianças. Foi aferida a pressão arterial e de cada criança foi coletada uma pequena amostra sanguínea para análise de hemoglobina. Os dados foram coletados no software REDCap e analisados no RStudio. Foram obtidos dados de 123 carteiras de vacinação (86,0%). A proporção de crianças com esquema vacinal básico completo foi de 21,1%. No momento da pesquisa 78,3% não se enquadravam ainda na faixa etária de vacinação de HPV. A prevalência de anemia foi de 11,4%. Quanto ao índice P/E, a magreza está presente em 5,6% e o excesso de peso em 9,8% das crianças analisadas. Os déficits estruturais estavam presentes em 4,9%. A pressão arterial de 36,6% das crianças estava elevada. Evidenciou-se situação vacinal com baixa adesão de COVID-19, tetra viral e HPV. Verificaram-se alterações na pressão arterial e casos de anemia ferropriva, mas baixa alteração nos índices antropométricos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renata Gabriela Soares Teixeira, Vanessa Moreira da Silva Soeiro, Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira, João de Deus Cabral Junior, Luis Felipe Leite Oliveira, Juliana Cordeiro Martins, Alice Bianca Santana Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
