MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS

DEFINIÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA (OMITIDO PARA REVISÃO) UTILIZANDO A BASE DE DADOS DO INEP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_19534

Resumo

No contexto educacional atual, a investigação de variáveis relacionadas às diferenças socioeconômicas e sociodemográficas entre estudantes do ensino superior contribui para a compreensão de fatores relacionados ao sucesso acadêmico. Assim, este trabalho aborda o processo de análise do perfil socioeconômico dos alunos do curso de Sistema de Informação (SI) da (Omitido para revisão) utilizando a Mineração de Dados Educacionais (MDE) na base de dados pública disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (INEP, 2021) referente ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) (ENADE, 2021) realizado em 2021, visando diagnosticar e compreender as características socioeconômicas desses estudantes e bem como identificar os fatores inter e extraescolares que podem influenciar a permanência e finalização do referido curso de graduação. A metodologia adotada engloba a MDE como processo de descoberta de conhecimento em base de dados. Dentre as informações processadas, verificou-se a predominância do gênero masculino nos cursos ofertados; constatou-se que a maioria dos estudantes não trabalha, reside e depende financeiramente dos pais, não receberam bolsa científica e estudaram todo o ensino médio em escola pública.

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Publicado

2025-04-26

Como Citar

Vaz de Almeida, A., Pinheiro Pires, Y., César da Rocha Seruffo, M., & Maciel dos Santos, S. (2025). MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS: DEFINIÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA (OMITIDO PARA REVISÃO) UTILIZANDO A BASE DE DADOS DO INEP . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(3), 1–22. https://doi.org/10.20873/2025_abr_19534

Edição

Seção

Artigos