MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS
DEFINIÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA (OMITIDO PARA REVISÃO) UTILIZANDO A BASE DE DADOS DO INEP
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_19534Resumen
En el contexto educativo actual, investigar variables relacionadas con las diferencias socioeconómicas y sociodemográficas entre estudiantes de educación superior es crucial para comprender los factores asociados con el éxito académico. Este estudio analiza el perfil socioeconómico de los estudiantes del curso de Sistemas de Información en la (Omitido para revisión) utilizando Minería de Datos Educativos (EDM) basada en el conjunto de datos disponible públicamente del Examen Nacional de Desempeño de Estudiantes (ENADE) (ENADE, 2021) de 2021, proporcionado por el Instituto Nacional de Estudios y Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (INEP, 2021). El objetivo es diagnosticar y comprender las características socioeconómicas de estos estudiantes, identificando factores tanto dentro como fuera de la escuela que puedan influir en su continuidad y culminación del curso de pregrado. Los resultados mostraron que la mayoría de los estudiantes en los cursos analizados son hombres. Además, la mayoría de los estudiantes no trabajan, viven con sus padres y dependen financieramente de ellos. No han recibido becas científicas y asistieron a escuelas públicas durante toda su educación secundaria. Estos hallazgos son esenciales para comprender los contextos y los desafíos que enfrentan los estudiantes durante sus estudios universitarios.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Adriano Vaz de Almeida, Yomara Pinheiro Pires, Marcos César da Rocha Seruffo, Sandio Maciel dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
