ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • Natália Lessa Universidade Federal de Viçosa
  • Pedro de Oliveira Milagres UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
  • Soraya Dayanna Guimarães Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS https://orcid.org/0000-0003-2623-4430

DOI:

https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_7

Resumo

O artigo objetiva analisar o planejamento da prática pedagógica, bem como as estratégias e recursos pedagógicos utilizados por professores em formação inicial de Educação Física no Estágio Supervisionado de Educação Infantil. Participaram dessa pesquisa quatro professores em formação do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Federal localizada na Zona da Mata Mineira. O instrumento de produção dos dados foi uma entrevista semiestruturada. A técnica para análise de dados utilizada foi a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que os participantes deste estudo consideravam o planejamento pedagógico, a inclusão educacional e o trabalho em conjunto como aspectos essenciais para ressignificação e contribuição na prática docente. Percebeu-se que as estratégias de ensino com caráter lúdico e que os recursos audiovisuais foram as ferramentas pedagógicas mais mencionadas dentre os professores em formação. Concluiu-se que, apesar de estarem no primeiro Estágio, os professores em formação demonstraram grande investimento pedagógico e que é preciso compreender as demandas, necessidades e anseios destes professores em formação.

Biografia do Autor

Natália Lessa, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e Bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Temas de interesse: Educação Física Escolar; Prática pedagógica em Educação Física; Formação de professores; Inclusão escolar; Termorregulação; Fisiologia do exercício.

Pedro de Oliveira Milagres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação pelo PPGE-UFV, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Licenciado no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do grupo Corpo e Educação. Atuou como professor na Educação Infantil (escola filantrópica) e Ensino Médio (programa Integral Integrado, parte flexível), ministrou disciplina-projeto para alunas e alunos do Ensino Fundamental e atuou como professor e coordenador do Cursinho Popular de Piranga, em Piranga/MG. Interesse em pesquisas nas áreas de História da Educação e da Educação Física, com ênfase nas práticas de educação do corpo e nas intituições.

Soraya Dayanna Guimarães Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutora em Educação (PPGE/CEDU/UFAL - 2016). Mestre em Educação Brasileira (PPGE/CEDU/UFAL - 2011). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL-2009). Professora adjunta do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE/UFAL), atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF/IEFE/UFAL) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFV). Atualmente é Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física do IEFE/UFAL. É Membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidades (NEEDI/UFAL). Tem experiência nas áreas da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e da Educação Física Escolar na perspectiva da diversidade. Tem pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação docente e processo de inclusão do estudante com deficiência da Educação Básica à Educação Superior, além de práticas colaborativas para Educação Inclusiva. Participou do PROCAD-PROJETO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA, entre os anos de 2009-2016 (um entre UFAL, PUCSP e ESTÁCIO DE SÁ/RJ e outro com UFAL, PUCSP, UERN e UFPI). Realizou um intercâmbio de mestrado na Pontífica Universidade Católica-SP (2010).Realizou doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra-Portugal (2013/2014). Foi Bolsista de Doutorado Capes (2012-2016). Participou como subcoordenadora do PIBID-Educação Física (UFV). Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SOBAMA) entre 2018-2022.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Lessa, N., de Oliveira Milagres, P., & Guimarães Santos, S. D. (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DO PLANEJAMENTO E DAS ESTRATÉGIAS E RECURSOS PEDAGÓGICOS . DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(4). https://doi.org/10.20873/Dossie_Est_Superv__2024_7