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O USO PEDAGÓGICO DA CANETA 3D

PERCEPÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA

Autores

  • JOSIANE SILVA DOS REIS UNIVERSIDADE FEDEAL DO CEARÁ
  • DANIELE PEREIRA MARQUES Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0009-0003-2446-6067
  • JOSÉ ROGÉRIO SANTANA Universidade Federal do Ceará
  • MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS Universidade Federal do Ceará
  • JORGE CARVALHO BRANDÃO Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4818-135X

DOI:

https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao13

Resumo

A utilização de ferramentas tecnológicas digitais nos processos de ensino favorecem a aprendizagem dos estudantes principalmente quando adequadamente relacionadas à formas e métodos de interação pedagógica. Assim, objetiva-se neste estudo, discutir as possibilidades do uso pedagógico da caneta 3D no tocante às suas implicações na formação continuada de professores. No bojo teórico são revisitados aspectos referentes ao movimento maker, ao construcionismo e a formação continuada de professores. Metodologicamente, o estudo se desenvolve sob a esteira de um estudo de caso com abordagem qualitativa. São descritos os encontros formativos realizados no curso de extensão “Formação de Agentes de Cultura Digital Maker”, promovido pela Universidade Federal do Ceará, de onde os dados foram coletados por meio de registros no diário de bordo dos formadores, das gravações e dos planos de atividade elaborados por oito professores cursistas. Como resultado, verificou-se a potencialidade e relevância da Caneta 3D para o trabalho pedagógico do professor, particularmente no contexto do ensino de ciências e matemática nos anos iniciais. Destaca-se ainda, na percepção dos cursistas, a necessidade de envolvimento em mais estudos acerca do uso dessa ferramenta, visando fomentar a pesquisa no campo educacional.

Biografia do Autor

JOSIANE SILVA DOS REIS, UNIVERSIDADE FEDEAL DO CEARÁ

Licenciada plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará. Especialista em didática da matemática e Mestra em Educação em ensino de ciências e matemática pela Universidade Federal do Pará. Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ensino de ciências e matemática da Universidade Federal do Ceará. Professora Efetiva da secretaria de Estado de educação do Estado do Pará.

DANIELE PEREIRA MARQUES, Universidade Federal do Ceará

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC, na linha 1 de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Docente da rede municipal de Fortaleza desde 2010, atualmente lecionando no ensino fundamental, anos iniciais e na educação infantil, lotada na escola municipal João Frederico Ferreira Gomes. Tendo atuado na formação de professores de menor carga horária, matemática e ciências, pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza entre o período de maio de 2018 a março de 2022. Possui experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática, Alfabetização e Letramento, e Cultura Maker.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância. Atua nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC "Observatório da Educação Básica" SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando e contribuindo para a educação no Ceará.

JORGE CARVALHO BRANDÃO, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Matemática pela UFC (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela UFC (2001). Atualmente é professor associado de Matemática para Engenharias do Centro de Tecnologia (CT) da UFC. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: (1) Matemática adaptada para pessoas com dificuldades de aprendizagem (ensinos médio e superior); (2) Geometria e Física (Ensino Médio) para pessoas com deficiência visual; (3) Análise de Erros. Professor dos programas de pós graduação da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) e da Faculdade de Educação da UFC.

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Publicado

2025-12-19

Versões

Como Citar

SILVA DOS REIS, J. S. D. R., PEREIRA MARQUES, D., ROGÉRIO SANTANA, J., JOSÉ COSTA DOS SANTOS, M., & CARVALHO BRANDÃO, J. (2025). O USO PEDAGÓGICO DA CANETA 3D: PERCEPÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(7), 182–199. https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao13