EL EL USO PEDAGÓGICO DE LA PLUMA 3D:
PERCEPCIONES BASADAS EN UNA EXPERIENCIA DE FORMACIÓN
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao13Resumen
La utilización de herramientas tecnológicas digitales en los procesos de enseñanza favorece el aprendizaje de los estudiantes, especialmente cuando se relacionan adecuadamente con formas y métodos de interacción pedagógica. Así, el objetivo de este estudio es discutir las posibilidades del uso pedagógico de la pluma 3D en lo que respecta a sus implicaciones en la formación continua de profesores. En el marco teórico se revisan aspectos relacionados con el movimiento maker, el constructivismo y la formación continua de profesores. Metodológicamente, el estudio se desarrolla como un estudio de caso con enfoque cualitativo. Se describen los encuentros formativos llevados a cabo en el curso de extensión "Formación de Agentes de Cultura Digital Maker", organizado por la Universidad Federal de Ceará, de donde se recopilaron datos a través de registros en el diario de a bordo de los formadores, grabaciones y planes de actividad elaborados por ocho profesores participantes. Como resultado, se observó la potencialidad y relevancia de la pluma 3D para el trabajo pedagógico de los profesores, especialmente en el contexto de la enseñanza de ciencias y matemáticas en los primeros años. También es destacable, desde la perspectiva de los participantes, la necesidad de participar en más estudios sobre el uso de esta herramienta, con el fin de fomentar la investigación en el campo educativo.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 JOSIANE SILVA DOS REIS, DANIELE PEREIRA MARQUES, JOSÉ ROGÉRIO SANTANA, MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS, JORGE CARVALHO BRANDÃO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
