DIÁLOGOS SOBRE CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA DIGITAL: OS USOS DA METODOLOGIA DE GRUPO FOCAL NUMA REUNIÃO ON-LINE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_6

Resumo

O acesso à informação pública é um direito de todos os cidadãos garantido pelo sistema jurídico brasileiro. Assim, o Estado tem o dever de garantir a todos, indistintamente, e não somente aos mais letrados, o acesso à informação, e de incentivar a participação e promover a inclusão social como princípio democrático. Nesse contexto, este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada sobre o Portal da Transparência da Prefeitura de Palmas-TO com o objetivo de responder o seguinte questionamento-problema: o Portal da Transparência da Prefeitura de Palmas é eficaz como instrumento de comunicação e educação à população palmense? A metodologia utilizada pautou-se na abordagem qualitativa, conjugando as técnicas de análise de conteúdo, por meio do grupo focal e de análise documental. Os resultados apresentaram evidências comprobatórias das hipóteses formuladas nesta pesquisa em relação ao acesso ao portal somente por um público especializado. Com base nos resultados, apresentam-se algumas sugestões para melhoria do Portal da Transparência como instrumento de comunicação e educação.

Biografia do Autor

Suzana Gilioli Nunes, UFT

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Iara Martins de Araújo Cruz

Mestrado pelo programa de Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Adriano Batista Castorino, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – PROFIAP da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Nunes, S. G., Martins de Araújo Cruz, I., & Batista Castorino, A. (2024). DIÁLOGOS SOBRE CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA DIGITAL: OS USOS DA METODOLOGIA DE GRUPO FOCAL NUMA REUNIÃO ON-LINE. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 11(8). https://doi.org/10.20873/DGGP_2024_11_6