CARACTERIZAÇÃO DOS DADOS OFICIAIS SOBRE A APREENSÃO DE ANIMAIS ILEGAIS PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_17288Resumo
O comercio ilegal de animais é um fator significativo na redução da biodiversidade do Brasil. A fauna brasileira é constituída por uma grande quantidade de espécies de animais, cerca de 10% de todas as espécies de animais existentes no mundo; A retirada da fauna silvestre do seu habitat natural para suprir com o tráfico de animais acarreta desequilíbrios ecológicos. O presente trabalho teve como objetivo quantificar os animais coletados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no território nacional, a fim de ampliar o conhecimento da comunidade científica e popular. Neste trabalho, foi realizada uma análise na coleta de dados da PRF. Os resultados obtidos indicam que aproximadamente 30% dos animais apreendidos pela PRF estão classificados como “não identificados”, algo preocupante pois os dados expostos, de fato, retratam meramente uma pequena parcela da proporção real do tráfico de animais no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leonardo Queiroz de Alencar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
