ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO
CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO STRICTO SENSU
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_abr_16241%20Resumo
Recentemente, a produção de conhecimento sobre o ED tem colocado esta modalidade de estágio como instrumento chave para a inovação educacional (em seu sentido amplo) na universidade. A fundamentação teórica deste artigo de caráter ensaístico-bibliográfico (metodologia) está voltada aos temas da docência no ensino superior, em que se procura evidenciar, pelo menos, inicialmente, as potencialidades desta prática, na formação, tanto em ciência e produção de conhecimento, em diversas áreas do conhecimento, como também a formação para a docência, a aula e a orientação “para” e “na” graduação, num processo formativo orientando(a)-orientador(a) em Programas de Pós-graduação stricto sensu. Principais resultados: primeiro, a elaboração de um conceito de ED que contribua para uma epistemologia de ED e segundo, o encaminhamento para serem criadas nas universidades uma base de apoio de ED para todos os PPG e cursos. Conclui-se o artigo com a motivação para que mais estudos sobre o ED sejam desenvolvidos no Brasil, na perspectiva da inovação educacional; inovação universitária para todas as áreas do conhecimento dos PPG brasileiros.
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Copyright (c) 2025 Claudionor Renato da Silva Renato da Silva

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