ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO

CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO STRICTO SENSU

Autores/as

  • Claudionor Renato da Silva Renato da Silva Universidade Federal de Jataí

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_abr_16241%20

Resumen

Recentemente, a produção de conhecimento sobre o ED tem colocado esta modalidade de estágio como instrumento chave para a inovação educacional (em seu sentido amplo) na universidade. A fundamentação teórica deste artigo de caráter ensaístico-bibliográfico (metodologia) está voltada aos temas da docência no ensino superior, em que se procura evidenciar, pelo menos, inicialmente, as potencialidades desta prática, na formação, tanto em ciência e produção de conhecimento, em diversas áreas do conhecimento, como também a formação para a docência, a aula e a orientação “para” e “na” graduação, num processo formativo orientando(a)-orientador(a) em Programas de Pós-graduação stricto sensu. Principais resultados: primeiro, a elaboração de um conceito de ED que contribua para uma epistemologia de ED e segundo, o encaminhamento para serem criadas nas universidades uma base de apoio de ED para todos os PPG e cursos. Conclui-se o artigo com a motivação para que mais estudos sobre o ED sejam desenvolvidos no Brasil, na perspectiva da inovação educacional; inovação universitária para todas as áreas do conhecimento dos PPG brasileiros.

Publicado

2025-04-27

Cómo citar

Renato da Silva, C. R. da S. (2025). ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO: CURRÍCULO, DIDÁTICA E FORMAÇÃO STRICTO SENSU. DESAFIOS, 12(3). https://doi.org/10.20873/2025_abr_16241