DESAFIOS À SAÚDE AMBIENTAL NORTE TOCANTINENSE: O IMPACTO DAS ATIVIDAS ANTROPOGÊNICAS NA QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO LONTRA
DOI:
https://doi.org/10.20873/2025_jul_15914Resumo
O impacto na saúde pública e ambiental advindas da contaminação de corpos hídricos é uma preocupação crescente no Brasil. O rio Lontra, no sudeste da Amazônia Legal, e interior do Matopiba, parece seguir essa tendência. Este estudo monitorou os parâmetros físico-químicos, microbiológicos do rio Lontra e ao longo de 19 meses. Foram analisados 8 pontos urbanos do rio Lontra, em Araguaína, Tocantins. Os resultados revelaram divergências dos padrões estabelecidos para pH e oxigênio dissolvido pela legislação vigente, assim como indícios contaminação fecal. Os pontos de amostragem exibiram evidentes sinais de impactos antrópicos. Apesar de sua localização estratégica para a preservação da biodiversidade brasileira, o rio Lontra tem sido afetado pela poluição ao longo das últimas décadas. Os resultados sugerem que a degradação dos córregos urbanos adjacentes contribui significativamente para a contaminação do rio, juntamente com o desmatamento das margens, represamento e deposição de resíduos sólidos. Estes fatores representam sérios riscos para o ecossistema aquático e para a saúde daqueles que dependem das águas do rio Lontra para atividades recreativas ou de subsistência. Esses resultados deixam claro a carência de uma gestão ambiental efetiva e da implementação de políticas públicas voltadas para a conscientização e educação ambiental da população local
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marco Aurélio Miranda Soares, Gilzelle Maria da Luz Silva, Liana Bezerra Dias de Lima, Fabiana Batista de Oliveira, Nicole da Silva Feitosa, José Carlos Ribeiro Júnior, Sandro Estevan Moron

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
