COLOVING:

A DIMENSÃO ECONÔMICA DAS RELAÇÕES NÃO-MONOGÂMICAS

Autores

  • Ramon Bezerra Costa Universidade Federal do Maranhão
  • Francine Tavares

DOI:

https://doi.org/10.20873/2025_jul_12308

Resumo

Este artigo propõe reflexões sobre a constituição do modo de vida poliamorista em relação às dinâmicas econômicas emergentes baseadas no compartilhamento de bens, de experiências e de serviços. A partir de pesquisa bibliográfica e de observação participante realizada no grupo Amor Vivo Book Club, encontrou-se consonância entre os âmbitos econômicos e afetivos em três aspectos: valorização do acesso (uso) em detrimento da posse; promoção da abundância em função da circulação dos bens e gestão de recursos (tempo e sentimento). O poliamor se constitui como um modo de vida crítico ao capitalismo tradicional e à monogamia compulsória como seu arranjo correspondente. Ao amparar-se em valores como liberdade, autonomia e autenticidade, emerge a possibilidade de interrogar sua virtualidade como arranjo socioafetivo simpático às sociedades neoliberais.

Biografia do Autor

Ramon Bezerra Costa, Universidade Federal do Maranhão

Professor do Departamento de Comunicação Social e do Programa do Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ). É líder do Grupo de Pesquisa ETC - comunicação, tecnologia e economia (UFMA/CNPq).

Francine Tavares

Doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UERJ. Atualmente, é UX Researcher na Estratégia Educacional e professora nas graduações de Marketing e Administração e de Design Thinking na pós-graduação em Gerenciamento de Projetos do Infnet. Integra o Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade (NEMES) da UFRJ e teve sua pesquisa de doutorado financiada pela Capes.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Bezerra Costa, R., & Tavares, F. (2025). COLOVING: : A DIMENSÃO ECONÔMICA DAS RELAÇÕES NÃO-MONOGÂMICAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 12(4), 1–22. https://doi.org/10.20873/2025_jul_12308

Edição

Seção

Artigos