PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE VISCERAL HUMANA NO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL, 2005-2014
Resumo
A leishmaniose visceral humana (LVH) se configura como um importante problema de saúde pública no Brasil acometendo milhares de pessoas anualmente. Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico da LVH em Pernambuco, Brasil. Trata-se de estudo descritivo de uma série histórica (2005-2014) utilizando bancos de dados de Sistemas de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e sobre Mortalidade (SIM) dos casos de Leishmaniose Visceral residentes naquele estado. Para a análise, foi utilizado o Stata-Data Analysis and Statiscal Software para análise descritiva e realização do teste "t" de Student. A amostra foi composta de 954 casos. Identificou-se que houve variação no número de casos por ano e que 2014 teve o maior número de casos na série. A maioria dos casos era do sexo masculino (61,3%), idade até 14 anos (58,4%) e escolaridade até o ensino médio (72,9%). No início da série, a maioria dos casos (66%) vivia na zona rural e, nos últimos anos, na área urbana. As manifestações clínicas mais frequentes foram febre, esplenomegalia, hepatomegalia, fraqueza, emagrecimento e palidez. A leishmaniose visceral afetou especialmente as crianças e o sexo masculino. Além disso, houve perda da característica de zoonose da doença com aumento da proporcionalidade dos casos nos centros urbanos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.