SARS-COV-2 - ASPECTOS RELACIONADOS A BIOLOGIA, PROPAGAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DOENÇA EMERGENTE COVID-19

Autores/as

  • Eskálath Morganna Silva Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Breno Gomes de Souza Universidade Federal do Tocantins
  • Pedro Wallace Paiva Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Wilson Lopes Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Raphael Sanzio Pimenta Universidade Federal do Tocantins
  • Juliana Fonseca Moreira Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8859

Resumen

Os Coronavírus pertencem a um grupo taxonômico de vírus que causam infecções respiratórias e podem acometer humanos e outros animais. No final de 2019, uma nova espécie de coronavírus foi identificada como a causa de um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan, uma cidade na província de Hubei, na China. O vírus se espalhou rapidamente, resultando em uma epidemia em todo o país, seguido por um número crescente de casos em outros países do mundo. Em fevereiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde designou a doença COVID-19, que significa doença de coronavírus 2019. O vírus que causa o COVID-19 é designado por coronavírus 2 ou vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Pacientes infectados por esse vírus podem desenvolver desconforto respiratório agudo e alta probabilidade de internação em terapia intensiva, podendo evoluir para o óbito. Baseado no exposto o objetivo desse estudo foi promover a descrição da biologia do vírus (SARS-CoV-2), as formas de propagação e transmissão, além do processo de patogênese através de uma revisão literária sistemática.

Biografía del autor/a

Eskálath Morganna Silva Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2009), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Tocantins (2014) e doutorado em Biotecnologia pela rede BIONORTE (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: leveduras epifíticas, micro-organismos antárticos, controle biológico. No período compreendido entre março e novembro de 2017, foi bolsista de Doutorado Sanduíche, modalidade CAPES-PDSE, no laboratório de Biotecnologia, área de microbiologia aplicada do departamento de Biociências de la Universidad de la Republica em Montevideo-Uruguai. Possui experiencia nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Biotecnologia, com ênfase em pesquisas voltadas a cerca de controle biológico de doenças pós colheita de frutos.

Breno Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico de Medicina, atualmente cursando o sexto período na Universidade Federal do Tocantins - UFT. Diretor de extensão da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Tocantins (Gastroliga) e tesoureiro da Liga Acadêmica de Cirurgia (LAC). Desenvolve projeto científico na área de microbiologia geral e aplicada. Possui Curso de formação inicial e continuada - Operador de Computador pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Cursou engenharia elétrica até o sétimo período na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pedro Wallace Paiva Silva, Universidade Federal do Tocantins

Atualmente cursa medicina na UFT - Universidade Federal do Tocantins Campus Palmas. Realiza atividades práticas da formação médica em hospitais e clínicas. Tem experiência complementar em serviços voluntários em arte, cultura e religião.

Wilson Lopes Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Possui curso técnico em Agronegócio integrado ao ensino médio pelo Instituto Federal do Tocantins - Campus Gurupi (2015). Atualmente é aluno do 6º período do curso de graduação em Medicina na Universidade Federal do Tocantins - Campus Palmas. Desenvolve projeto científico na área de microbiologia geral e aplicada.

Raphael Sanzio Pimenta, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado em fitopatologia pelo United States Department of Agriculture (USDA). Atualmente é professor Associado III da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em biotecnologia, ecologia Microbiana, atuando principalmente sobre biodiversidade, bioprospecção e controle biológico. Pertence ao corpo docente do curso de Medicina e dos programas de Pós-graduação em Biodiversidade e biotecnologia (BIONORTE), Ciência e tecnologia de alimentos e Ciências da Saúde. Exerce o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e pós-graduação desde agosto de 2016. Vice Presidente do fórum de Pró-reitores de pesquisa e pós-graduação da Amazôia Legal.

Juliana Fonseca Moreira Silva, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1995), mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2008) e doutorado sanduíche em Microbiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pela United State Department of Agriculture-USDA (2013). Atualmente é professora de ensino superior da Fundação Universidade Federal do Tocantins, membro do comitê interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-CNPq/UFT. Participa como professora permanente dos programas de mestrado Ciência e Tecnologia de Alimentos e Ciências da Saúde. Foi coordenadora do Programa de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos no período de 2014/2016. Possui pós-doutorado em metagenômica de solos pela Universidade Federal do Tocantins - UFT e Universidade de São Paulo - Campus Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Microbiologia com ênfase em ecologia microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: Microbiologia geral e aplicada, Microbiologia de Alimentos, Probióticos, Fitoterápicos.

Publicado

2020-04-22

Cómo citar

Silva Ferreira, E. M. ., Gomes de Souza, B., Paiva Silva, P. W. ., Lopes Miranda, W. ., Sanzio Pimenta, R. ., & Fonseca Moreira Silva, J. . (2020). SARS-COV-2 - ASPECTOS RELACIONADOS A BIOLOGIA, PROPAGAÇÃO E TRANSMISSÃO DA DOENÇA EMERGENTE COVID-19. DESAFIOS, 7(Especial-3), 9–17. https://doi.org/10.20873/uftsuple2020-8859

Artículos más leídos del mismo autor/a