ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS À MIRINDIBA, Buchenavia tomentosa (Combretaceae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv1n123-15678

Resumo

Os fungos endofíticos vivem em simbiose com a planta hospedeira, sendo que muitos podem apresentar a capacidade de produzir os mesmos metabólitos ativos que seus hospedeiros, tornando-se um reservatório de uma infinidade de produtos naturais. Esta pesquisa investigou a planta Mirindiba (Buchenavia tomentosa) e a atividade antimicrobiana exercida pela planta e por fungos endofíticos isolados de suas folhas. Extratos aquosos da Planta e dos fungos foram testados contra bactérias e um fungo filamentoso, sendo que os extratos do vegetal e dos fungos apresentaram inibição das seguintes bactérias patogênicas: Salmonella Typhimurium, Staphylococcus epidermidis e Shigella flexneri e do fungo fitopatogênico Rhizopus stolonifer, demonstrando seu potencial biotecnológico como produtores de substâncias antimicrobianas. As concentrações inibitórias mínimas (CIMs) dos fungos que apresentaram propriedades antimicrobianas foram determinadas. Dois fungos (FC12 e FC31) inibiram as 3 bactérias testadas. Todas as bactérias foram inibidas por pelo menos um fungo na concentração de 25 µg/ml. Uma atividade antifúngica também foi observada pela difusão de substâncias produzidas pelo isolado (FC123), que inibiu em 53% o crescimento de Rhizopus stolonifer, causador da podridão mole em frutos. Este é o primeiro relato de isolamento e avaliação das propriedades antimicrobianas de fungos endofíticos da B. tomentosa.

Biografia do Autor

Pedro Wallace Paiva Silva

Laboratório de Microbiologia Geral e Aplicada, Curso de Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas - TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Monteiro dos Santos, D. D., Paiva Silva, P. W., Aguiar Leão , G. M., Gerre Pereira Bastos, E., Fonseca Moreira da Silva, J., & Sanzio Pimenta, R. (2023). ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ASSOCIADOS À MIRINDIBA, Buchenavia tomentosa (Combretaceae). DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 10(1). https://doi.org/10.20873/uftv1n123-15678

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)