La enseñanza del arte y el desarrollo de la potencial creativa del niño en la escuela de educación fundamental

Autores/as

  • Floriene Pereira de Souza IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8620

Resumen

O artigo discute sobre arte e o potencial criativo da criança, e tem como objetivo refletir sobre a importância da arte para o ensino e para a formação e atuação criativa da criança. O estudo de abordagem qualitativa e tem na pesquisa bibliográfica a base de sua organização e sistematização. A reflexão que se faz é que o ensino de arte permite que o aluno desenvolva aspectos como a percepção, sensibilidade, a espontaneidade, a expressividade, a consciência de si, dos outros indivíduos e das diversas culturas que o envolve em seu meio social. Conclui-se que é importante que a escola inclua práticas criativas nas atividades do dia a dia, que o processo educativo se torne significativo, sendo o professor o incentivador da expressão criativa do aluno, assim como, da valorização não apenas dentro da sala de aula, mas as diversas linguagens artísticas que podem e devem ser trabalhadas em sala de aula: música teatro, dança e artes visuais respeitando os direitos de aprendizagem como: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer a si mesmo. Portanto, a educação através da arte tem um importante desenvolvimento da criatividade, e o professor é o principal incentivador da expressão criativa do aluno.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

Pereira de Souza, F. (2020). La enseñanza del arte y el desarrollo de la potencial creativa del niño en la escuela de educación fundamental. DESAFIOS, 7(Especial), 258–269. https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8620