Art teaching and the development of the child's potential creative in the school of fundamental education
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8620Abstract
O artigo discute sobre arte e o potencial criativo da criança, e tem como objetivo refletir sobre a importância da arte para o ensino e para a formação e atuação criativa da criança. O estudo de abordagem qualitativa e tem na pesquisa bibliográfica a base de sua organização e sistematização. A reflexão que se faz é que o ensino de arte permite que o aluno desenvolva aspectos como a percepção, sensibilidade, a espontaneidade, a expressividade, a consciência de si, dos outros indivíduos e das diversas culturas que o envolve em seu meio social. Conclui-se que é importante que a escola inclua práticas criativas nas atividades do dia a dia, que o processo educativo se torne significativo, sendo o professor o incentivador da expressão criativa do aluno, assim como, da valorização não apenas dentro da sala de aula, mas as diversas linguagens artísticas que podem e devem ser trabalhadas em sala de aula: música teatro, dança e artes visuais respeitando os direitos de aprendizagem como: brincar, conviver, participar, expressar, explorar e conhecer a si mesmo. Portanto, a educação através da arte tem um importante desenvolvimento da criatividade, e o professor é o principal incentivador da expressão criativa do aluno.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.