Caracterización nutricional de las especies molleja de ñame (Dioscorea Bulbífera L.) y ñame (Dioscorea spp.)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-8106Resumen
O cará é um tubérculo comestível da família do inhame, originário da América do Sul apresentando diversos nomes populares como cará-barbado, cará-moela, cará-da-costa, cará-de-São-Tomé, cará branco, cará preto, cará amarelo, cará do Pará, etc. Entre as espécies domesticadas cerca de 10 são cultivadas (D. alata, D. bulbifera, C. cayenensis, D. rotundata, D. esculenta, D. opposita-20 japonica, D. nummularia, D. pentaphylla,D. transversa e D. trifida). A espécie Dioscorea bulbifera assim como outros carás, é um tipo de inhame, popularmente conhecido como cará-moela, cará-borboleta, cará-do-ar e cará-de-corda. Diferente do cará convencional, o cará-moela é uma espécie não convencional e recebe esse nome devido sua similaridade com a moela do frango. Devido à carência de estudos referentes à espécie Dioscorea bulbifera na literatura, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as características nutricionais dessa espécie, assim como compará-la com a espécie Dioscorea spp. As espécies foram caracterizadas quanto à composição nutricional avaliando o teor de umidade, lipídios, proteína, fibras, cinzas, carboidratos e valor calórico total. Os resultados obtidos mostraram semelhança entre os dois tubérculos quanto ao teor de umidade, proteínas e lipídios, no entanto o cará-moela apresentou menor teor de carboidrato, menor valor calórico e maior teor de fibras quando comparado ao cará convencional.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.