Análisis de diferentes métodos para superar la latencia en semillas de Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne, jatobá do Cerrado
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-7595Resumen
O Jatobá-do-cerrado, Hymenaea stigonocarpa Mart. ex Hayne pertencente à família Fabaceae típica do domínio Cerrado se distribui em regiões sazonais tais como as fisionomias de cerradão e cerrado sensu stricto. A espécie apresenta resistência quanto à impermeabilidade tegumentar de água e oxigênio sendo este, fator provocador de dormência, sendo necessário sua superação, para tanto, o trabalho teve como objetivo analisar diferentes métodos de quebra de dormência em Jatobá-do-cerrado. O experimento foi conduzido no Laboratório e viveiro da UFT, sendo testados os seguintes tratamentos nas sementes: (T1) testemunha; (T2) imersão em água a 90 °C por 10 minutos; (T3) imersão em ácido sulfúrico por 10 minutos; (T4) argamassadeira por 5 minutos a 285±10 rpm. Foi avaliado a porcentagem de germinação das sementes, índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. As médias foram submetidas a análise de variância pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados obtidos concluem que o tratamento (T3) apresentou maior porcentagem de germinação em menor tempo, seguido pelos tratamentos T2, T4 e T1 com menor germinação evidenciando a necessidade de superação de dormência para a espécie, pois menor velocidade germinativa pode provocar deterioração das sementes por ataques de patógenos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.