EFEITO DO FOGO NA FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE UM REMANESCENTE DE CERRADO SENSU STRICTO, TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftsupl2020-8594Resumo
Objetivou-se conhecer a tolerância das espécies arbustivo-arbóreas ao fogo de um remanescente de cerrado sensu stricto em Gurupi-TO, após a passagem do fogo entre 2014 e 2018. Desenvolveu-se o estudo em um fragmento de cerrado sensu stricto na Reserva Legal da fazenda experimental da UFT, campus de Gurupi - TO. Foram inventariadas 05 parcelas de 5000 m² (0,5 ha) distribuídas de forma sistemática. No inventário realizado em 2014 encontrou-se 2.128 indivíduos, distribuídos em 110 espécies, 86 gêneros e 46 famílias, além das mortas em pé, já em 2018 foram quantificados 1.956 indivíduos, distribuídos em 107 espécies, 82 gêneros e 39 famílias, além do grupo das árvores mortas. No inventário realizado em 2018 ocorreu o desaparecimento de algumas espécies identificadas em 2014, tais como Kielmeyera speciosa, Connarus suberosus, Bauhinia rufa, Plathymenia reticulata, Swartzia multijuga, Agonandra brasiliensis e Styrax camporum. Em 2018 das 107 espécies amostradas, 53 espécies não houve mortalidade de nenhum indivíduo com a passagem do fogo sendo elas: Annona coriacea, Guatteria villosissima, Hirtella ciliata, Curatella americana, Dimorphandra mollis, Andira vermifuga, Acacia polyphylla, Byrsonima basiloba, Myrcia tomentosa, entre outras. Conclui-se que as espécies que não morreram após a passagem do fogo, podem ser indicadas para a recuperação de áreas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.