AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Marcelo Nunes Coelho IFRN
  • Francisco Antônio de Sousa IFRN

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7343

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das contribuições e implicações das metodologias ativas no desenvolvimento da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de 18 produções cientificas de quatro periódicos disponibilizados no Portal de Periódicos da CAPES, os quais foram avaliados com Qualis A1, A2, B1 e B2, e também dos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, tendo como recorte temporal o período de 2013 a 2018. Houve também uma categorização por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) na qual os trabalhos foram dissecados para perceber aproximações das metodologias ativas com a interdisciplinaridade. Como resultados, podemos destacar que as metodologias ativas contribuem para criar condições que potencializam o desenvolvimento da interdisciplinaridade, pois proporcionam, aos discentes, situações que permitam a vivência e busca pela construção do conhecimento por meio do processo de diálogo, intelectualmente estruturado, entre os mesmos e entre as áreas do saber. Contudo, apesar de sua inegável importância, práticas interdisciplinares ainda são muito incipientes e não acontecem, efetivamente, como ação pedagógica e essa realidade precisa ser transformada e para isso é necessário a realização de pesquisas cientificas que coloquem a prática da interdisciplinaridade como foco.

Publicado

2020-07-21

Cómo citar

Coelho, M. N., & de Sousa, F. A. . (2020). AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIAS PARA DESENVOLVER A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO. DESAFIOS, 7(3), 42–55. https://doi.org/10.20873/uftv7-7343

Número

Sección

Artigos