ACTIVE METHODOLOGIES AS STRATEGIES TO DEVELOP INTERDISCIPLINARITY IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-7343Abstract
This article aims to reflect on the contributions and implications of active methodologies in the development of interdisciplinarity in the teaching and learning process. A bibliographic search of 18 scientific Productions was made from four journals available on the CAPES Journals Portal, which were evaluated with Qualis A1, A2, B1 and B2, and also from the proceedings of the Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, was conducted, time frame from 2013 to 2018. There was also a categorization through content analysis (BARDIN, 2011) in which the works were dissected to perceive approximations of active methodologies with interdisciplinarity. As results, we can highlight that the active methodologies contribute to create conditions that potentiate the development of interdisciplinarity, because they provide the students with situations that allow the experience and search for the construction of knowledge through the process of dialogue, intellectually structured, between them. And between are as of knowledge. However, despite their undeniable importance, interdisciplinary practices are still very incipient and do not happen, effectively, as pedagogical action and this reality needs to be transformed and for this it is necessary to carry out scientific research that puts the practice of interdisciplinarity as a focus.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.