UMA REVISÃO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS

Autores/as

  • Leonardo de Andrdade Carneiro Universidade Federal do Tocantins
  • Leandro Guimarães Garcia Universidade Federal do Tocantins
  • Gentil Veloso Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo acerca da aprendizagem colaborativa e suas interfaces no ensino mediado pelas tecnologias. Esta pesquisa trata-se de uma revisão que reuniu artigos e autores que tratam de conceitos sobre tecnologias digitais e a internet, instrumentos que estão inovando o modo de transmitir e coletar novos conhecimentos. Desta forma, apresenta a evolução dos processos educativos, sendo do modelo tradicional para a aprendizagem colaborativa, Aprendizagem colaborativa, comunidades virtuais de aprendizagem e redes sociais educativas, aprendizagem ubíqua. Como resultado, evidencia-se que esses métodos envolvem a interação social, que motiva os participantes a compreender os processos de colaboração e comunicação através da troca de conhecimentos utilizando diversos recursos tecnológicos.

Biografía del autor/a

Leonardo de Andrdade Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Aluno do Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas - UFT; graduado em administração de pequenas e médias empresas, Especialista em Gestão Pública; Especialização em Docência profissional e Tecnológica; Pesquisa na área de educação mediada por tecnologia e aprendizagem colaborativa.

Leandro Guimarães Garcia, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (biomedicina) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pelo departamento de biologia celular e molecular (CEL) da Universidade de Brasília (2004). Tem experiência na área de Bioinformática, com ênfase em Biofísica Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: folding protein, hydrophocicity, energy function, e biochemistry. Também apresenta experiência na área de Bioinformática com ênfase em desenvolvimento de ambientes virtuais de ensino para cursos da área da saúde. Atualmente é professor Adjunto do curso de medicina da UFT e participa como professor orientador do curso de Mestrado em Modelagem Computacional na mesma universidade.

Gentil Veloso Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Tocantins (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Diretor de Tecnologias Digitais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Gerência de Redes, Educação e Tecnologias, Redes Complexas e Análise e Modelagem de Sistemas Computacionais.

Publicado

2020-03-27

Cómo citar

Carneiro, L. de A., Garcia, L. G., & Barbosa, G. V. (2020). UMA REVISÃO SOBRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS. DESAFIOS, 7(2), 52–62. https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

Número

Sección

Artigos