A REVIEW ON COLLABORATIVE LEARNING MEDIATED BY TECHNOLOGIES

Authors

  • Leonardo de Andrdade Carneiro Universidade Federal do Tocantins
  • Leandro Guimarães Garcia Universidade Federal do Tocantins
  • Gentil Veloso Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

Abstract

This paper presents a study about collaborative learning and its interfaces in technology-mediated teaching. This research is a review that brought together articles and authors dealing with concepts about digital technologies and the internet, instruments that are innovating the way of transmitting and collecting new knowledge. In this way, it presents the evolution of the educational processes, being of the traditional model for collaborative learning, Collaborative Learning, Virtual Learning Communities and Educational Social Networks, Ubiquitous Learning. As a result, it is evident that these methods involve social interaction, which motivates participants to understand the processes of collaboration and communication through the exchange of knowledge using various technological resources.

Author Biographies

Leonardo de Andrdade Carneiro, Universidade Federal do Tocantins

Aluno do Mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas - UFT; graduado em administração de pequenas e médias empresas, Especialista em Gestão Pública; Especialização em Docência profissional e Tecnológica; Pesquisa na área de educação mediada por tecnologia e aprendizagem colaborativa.

Leandro Guimarães Garcia, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (biomedicina) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pelo departamento de biologia celular e molecular (CEL) da Universidade de Brasília (2004). Tem experiência na área de Bioinformática, com ênfase em Biofísica Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: folding protein, hydrophocicity, energy function, e biochemistry. Também apresenta experiência na área de Bioinformática com ênfase em desenvolvimento de ambientes virtuais de ensino para cursos da área da saúde. Atualmente é professor Adjunto do curso de medicina da UFT e participa como professor orientador do curso de Mestrado em Modelagem Computacional na mesma universidade.

Gentil Veloso Barbosa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade do Tocantins (1996), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal do Tocantins e Diretor de Tecnologias Digitais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração e Gerência de Redes, Educação e Tecnologias, Redes Complexas e Análise e Modelagem de Sistemas Computacionais.

Published

2020-03-27

How to Cite

Carneiro, L. de A., Garcia, L. G., & Barbosa, G. V. (2020). A REVIEW ON COLLABORATIVE LEARNING MEDIATED BY TECHNOLOGIES. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 7(2), 52–62. https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

Issue

Section

Artigos