Percepción de estudiantes de una universidad pública acerca del monitoreo y la tutoria de Biofísica

Autores/as

  • Jarlan Santana de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Ana Isabel Reis Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv7-6853

Resumen

A monitoria acadêmica e a tutoria contribuem para a formação de estudantes e funcionam como ferramenta de apoio pedagógico por meio do qual o discente-monitor e o assistido têm oportunidade de aprofundar o conhecimento. Este estudo descreve a percepção de discentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, assistidos por dois métodos de auxílio à aprendizagem, a monitoria e a tutoria, ambos ofertados por esta instituição. Coletou-se os dados a partir da aplicação de questionário estruturado a 18 monitorandos e 6 tutorandos. A análise estatística foi do tipo descritiva, expressa em frequência absoluta e relativa. A busca pela monitoria e tutoria durante o semestre apresentou-se relativamente baixa, comprometendo o esclarecimento das dúvidas. Apesar disso, os discentes reconheceram a importância dos programas de auxílio para o melhor desenvolvimento nas disciplinas e consolidação dos assuntos. Os estudantes que necessitam do auxílio pedagógico para melhor compreender os conteúdos ficam com acesso limitado, pois o universo acadêmico exige atividades extraclasse com carga horária extensa. Esta demanda universitária exige do discente prioridade a algumas atividades, subestimando outras de igual importância para seu desempenho acadêmico.

Biografía del autor/a

Jarlan Santana de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Acadêmico de Fisioterapia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Monitor e Tutor de Biofísica. Bolsista voluntário de Iniciação Científica no Núcleo de Estudos em Saúde e Trânsito (NEStran).

Ana Isabel Reis Nascimento, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora da disciplina Biofísica, Departamento Ciências Biológicas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutora em Patologia Humana pela Fiocruz/UFBA. Desenvolve atividades de pesquisa em Transtornos do Neurodesenvolvimento.

Publicado

2020-10-31

Cómo citar

de Souza, J. S., & Reis Nascimento, A. I. (2020). Percepción de estudiantes de una universidad pública acerca del monitoreo y la tutoria de Biofísica. DESAFIOS, 7(3), 367–381. https://doi.org/10.20873/uftv7-6853

Número

Sección

Artigos