Percepción de estudiantes de una universidad pública acerca del monitoreo y la tutoria de Biofísica
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-6853Resumen
A monitoria acadêmica e a tutoria contribuem para a formação de estudantes e funcionam como ferramenta de apoio pedagógico por meio do qual o discente-monitor e o assistido têm oportunidade de aprofundar o conhecimento. Este estudo descreve a percepção de discentes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, assistidos por dois métodos de auxílio à aprendizagem, a monitoria e a tutoria, ambos ofertados por esta instituição. Coletou-se os dados a partir da aplicação de questionário estruturado a 18 monitorandos e 6 tutorandos. A análise estatística foi do tipo descritiva, expressa em frequência absoluta e relativa. A busca pela monitoria e tutoria durante o semestre apresentou-se relativamente baixa, comprometendo o esclarecimento das dúvidas. Apesar disso, os discentes reconheceram a importância dos programas de auxílio para o melhor desenvolvimento nas disciplinas e consolidação dos assuntos. Os estudantes que necessitam do auxílio pedagógico para melhor compreender os conteúdos ficam com acesso limitado, pois o universo acadêmico exige atividades extraclasse com carga horária extensa. Esta demanda universitária exige do discente prioridade a algumas atividades, subestimando outras de igual importância para seu desempenho acadêmico.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.