INSETICIDAS BOTÂNICOS NO CONTROLE DE FORMIGAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uftv7-6173Resumen
As formigas cortadeiras são insetos sociais que apresentam castas reprodutoras e não reprodutoras, vivendo em colônias permanentes. Elas causam grandes prejuízos para plantações desde hortas caseiras a plantios de reflorestamento. Para seu controle é necessário a utilização indiscriminada do controle químico nas o que acaba representando um grande questionamento sobre os impactos ambientais da utilização dos defensivos agrícolas e seu comportamento nos ecossistemas. Porém, existe a necessidade do controle dessas pragas. Dentre as novas perspectivas adotadas, os extratos botânicos são apresentados com grande potencial utilização. Algumas plantas presentes na natureza podem possuir características repelentes ou deterrentes ao inseto, devido à ação de metabólitos secundários. O controle alternativo de pragas como a utilização de plantas com caraterísticas inseticidas pode ser muito promissor. Algumas plantas da família Lamiaceae podem ser utilizadas para repelir insetos, como é o caso da hortelã-pimenta (Mentha piperita), que é de fácil germinação e brotação. Outra erva que pode ser utilizada no controle de insetos é a Arruda (Ruta graveolens). Em virtude deste grande potencial, neste sentido o presente estudo procurou avaliar a eficiência da hortelã-pimenta e do extrato de Arruda, de forma qualitativa e quantitativa, no controle de formigas cortadeiras em um experimento instalado no Cinturão Verde, na Escola de Agronomia da UFG. E apresentando resultados promissores, pois ambas as plantas de controle se mostraram eficientes no controle das formigas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.