SOBRE A SAUDADE DE UM RIO

Perdas simbólicas dos ribeirinhos do Tocantins

Autores

  • Bruno Mendes de Jesus Universidade Federal do Tocantins
  • Marina Haizenreder Ertzogue Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp169

Resumo

Nos últimos anos, a expansão de empreendimentos hidrelétricos no Brasil, em especial na Região Norte, vem acarretando perdas irreversíveis para as populações ribeirinhas em virtude do deslocamento compulsório que resulta na ruptura dos laços de vizinhança das comunidades atingidas. Os objetivos da pesquisa foram registrar as perdas simbólicas e os “saberes tradicionais” da comunidade ribeirinha do rio Tocantins, no entorno do município de Porto Nacional (TO), uma década depois da formação do reservatório da UHE Luís Eduardo Magalhães (Lajeado), analisando a trajetória de deslocamento e reassentamento de algumas famílias e buscando compreender a dinâmica das populações ribeirinhas com o rio e o que essa população qualifica como perdas simbólicas. Utilizou-se pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo para a coleta de dados, com entrevistas semiestruturadas em História Oral. Através da coleta e análise dos dados, constatou-se que as perdas, tanto materiais quanto simbólicas, foram suficientes para deixar as comunidades ribeirinhas em condições socioeconômicas precárias, pois perderam meios e modos de vida, suas relações de vizinhança e laços familiares, o lugar vivido e construído socialmente e a paisagem cultural construída ao longo da convivência com o rio. Numa perspectiva humanista, entende-se que é preciso priorizar os saberes tradicionais e o modo de vida dessas populações.

Palavras-chave: memórias, perdas simbólicas, hidrelétricas

Referências

ALVES, Maria de Lordes. Goiânia uma cidade de migrantes. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Goiânia, 2002.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos, ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BIERNACKI, P.; WALDORF, D. Snowball sampling: problems and techniques of chain referral sampling. Sociological Methods & Research, n. 2, nov. 1981, p. 141-163.
BITTENCOURT, C. M. Meio ambiente e ensino de História. História e Ensino. Londrina. v. 9, p. 63-96, out. 2003.
BOSI, Ecleia. Memória & sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: T.A. Editor, 1979.
BREGAGNOLI, Narayana de Deus Nogueira; ROTHMAN, Franklin Daniel. Impactos socioculturais: os efeitos da Usina Hidrelétrica Cachoeira do Emboque e sua comunidade atingida. Revista Agrogeoambiental, v. 6, n. 1, abr. 2014.
DIEGUES, A. C. Ilhas e mares, simbolismo e imaginário. São Paulo: Hucitec/Nupaub, 1998.
FREIRE, Janaina Mourão. Imaginário e paisagem na memória de seringueiros do Estado do Acre. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Geografia, Goiânia, 2013.
LEITÃO. Eduardo da Silva. Barragens: um enfoque sobre paisagem cultural e patrimônio. Revista Geográfica de América Central. Número Especial EGAL, 2011, Costa Rica. II Semestre 2011, p. 1-9.
MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
PARENTE, Temis Gomes. Gênero e memória de mulheres desterritorializadas. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, p. 99-111, jan/jun 2007.

PARENTE, Temis Gomes; MIRANDA, Cynthia Mara. Impactos socioculturais e gênero nos reassentamentos da Usina Luís Eduardo Magalhães – TO. In: Varia História, Belo Horizonte, v. 30, n. 53, p. 557-570, mai/ago 2014.
PINTO, M. C. O. B. S. A Amazônia e imaginário das águas. In: I Encontro da Região Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Anais... Manaus: 2008.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
TUAN, Y. Topofilia, um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Como Citar

Jesus, B. M. de, & Ertzogue, M. H. (2018). SOBRE A SAUDADE DE UM RIO: Perdas simbólicas dos ribeirinhos do Tocantins. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 5(Especial), 169–177. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp169