Compartiendo saberes: mapeo de la oferta de enseñanza de teatro y del perfil de los profesores en las escuelas de la red pública en Palmas -TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140Resumen
Este trabajo es fruto de una investigación del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC (Programa Institucional de Becas de Iniciación Científica), bajo el título Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública em Palmas – Tocantins. (Compartiendo saberes: mapeo de la oferta de enseñanza de teatro y del perfil de los profesores en las escuelas de la red pública en Palmas), desarrollada en el ámbito de la Universidad Federal de Tocantins – UFT, en el período de 2016-2017. La investigación tuvo por objetivo el mapeo de la oferta de enseñanza de teatro y el de trazar el perfil profesional de los docentes que actúan en la disciplina de teatro en las escuelas de la red pública en Palmas – TO. La finalidad del mapeo fue traer a la luz la realidad local, con relación a la enseñanza del lenguaje teatral, bien como reflexionar acerca de los impactos o cambios ocurridos después de las alteraciones en la Ley de Directrices y Bases (LDB) 9.394/1996, en los años de 2016-2017. Para eso se aplicaron dos instrumentos de investigación, uno de los gestores responsables por la distribución de las clases y-o contratación de profesores en la Secretaria Municipal de Palmas – SEMED y otro aplicado a los docentes que actúan en la disciplina de teatro. Después de dicho mapeo, fue posible constatar que el número de profesores con formación en el área de Artes no es suficiente para suplir la demanda de las escuelas de tiempo integral y de las de tiempo parcial en la ciudad de Palmas. Se verificó aun que hay profesores actuando fuera de su área de formación y que desean cursar un según profesorado en el área de las Artes. Por lo tanto, hay demanda para nuevos profesorados en la Música, Danza y Artes Visuales, en la ciudad de Palmas – TO.
Palabras clave: Enseñanza de teatro; perfil profesional de profesores de teatro; Palmas – TO
Citas
BRASIL. (1971) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 5.692/ 1971, de 11 de agosto de 1971.
BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. (2008). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 11.769, 18 agosto de 2008.
BRASIL. (2016) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.278/2016, 03 de abril de 2016.
BRASIL. (2017) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.415, 16 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PCN: arte. (Educação fundamental – primeira a quarta série). Brasília, 1997.
Câmara dos Deputados: Educação e Cultura. Educação aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias do ensino básico. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/456284-EDUCACAO-APROVA-DANCA-E-TEATRO-COMO-DISCIPLINAS-OBRIGATORIAS-DO-ENSINO-BASICO.html.
RODRIGUES, M. Antes X depois Reforma do Ensino Médio: o que muda na LDB com a medida provisória do MEC. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml?utm_campaingn=rc_blogpost
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.