The theater teaching and the teacher profile in the public network schools of Palmas - TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2018v5nEspecialp140Abstract
This work is the result of a research of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) entitled Partilhando saberes: mapeamento da oferta do ensino de teatro e do perfil dos professores nas escolas da rede pública em Palmas – TO. It was developed in the Universidade Federal do Tocantins (UFT) between 2016 and 2017. The research’s aim was to map the offer of theater teaching and to trace the teachers’ professional profile who work on the subject of theater in the public network schools of Palmas – TO. The purpose for the mapping was to know the region’s reality regarding the teaching of theatrical language and to think upon the impacts or changes occurred after the alterations in the Lei de diretrizes e bases 9.394/96 between 2016 and 2017. In order to do so, two survey instruments were applied, one to the managers in charge of the classes’ distribution and/or the hiring of teachers by the Secretaria Municipal da Educação of the city of Palmas (SEMED), and one to the teachers that work on the theater subject. After this mapping it was able to verify that the quantity of teachers with degree in the area of the arts is not sufficient to supply the demand of full-time basis and part-time basis schools in the city of Palmas. It could also be noticed that there are teachers working outside their degree areas who wish to make a second licentiate degree course in the area of the arts. So, there is demand for new licentiate degree courses in music, dance and visual arts in Palmas – TO.
Key-words: Theater teaching; Professional profile of theater teachers; Palmas – TO.
References
BRASIL. (1971) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 5.692/ 1971, de 11 de agosto de 1971.
BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. (2008). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 11.769, 18 agosto de 2008.
BRASIL. (2016) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.278/2016, 03 de abril de 2016.
BRASIL. (2017) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 13.415, 16 de fevereiro de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PCN: arte. (Educação fundamental – primeira a quarta série). Brasília, 1997.
Câmara dos Deputados: Educação e Cultura. Educação aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias do ensino básico. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/456284-EDUCACAO-APROVA-DANCA-E-TEATRO-COMO-DISCIPLINAS-OBRIGATORIAS-DO-ENSINO-BASICO.html.
RODRIGUES, M. Antes X depois Reforma do Ensino Médio: o que muda na LDB com a medida provisória do MEC. Disponível em: http://g1.globo.com/educacao/noticia/temer-apresenta-medida-provisoria-da-reforma-do-ensino-medio-veja-destaques.ghtml?utm_campaingn=rc_blogpost
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.