"WhatsApp": mensajería instantánea y llamada de voz en teléfonos inteligentes a dispositivo de comunicación ubicua de los administradores de EAD UFT / UAB en vegetación tocantinense.
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p185Resumen
RESUMEN
El trabajo en la aplicación multiplataforma "WhatsApp Messenger" y su uso de mensajería instantánea en línea y de llamadas de voz para smartphones. Na EaD de la Universidad Federal do Tocantins (UFT), este sistema ha sido utilizado como mecanismo estratégico de movilidad de la comunicación, una vez que una gestión de los cursos y programas de los programas de 16 polos de apoyo presencial ficam localizados en grandes distancias de la sede de la Diretoria De Tecnologías Educativas (DTE) que forman una gestión de los cursos de graduación en EaD, por medio del Sistema de la Universidad Aberta del Brasil (UAB). A través de su Directorio de EaD, ha 5 cursos de graduación con matrícula de 1.273 alumnos, distribuidos en 52 turmas. Una implantación del grupo de comunicación online de gestores EaD no App WhatsApp y su interfaz con los profesores, coordinadores de polos, los directores de los medios de comunicación y los gestores EaD ubíquos. Uma ressignificación do comunicar-se caracterizar-se en la multidimensionalidad del espacio indissociable de su hipermobilidad, o su movilidad física expandida por los aparatos móviles, como no caso de WhatsApp. Su enfoque teórico resultados de los estudios y las investigaciones no Programa de Pós-Graduación Stricto Sensu en Educación PPGE / UFT.
Palavras-chave: Aplicativo messenger; Comunicação ubíqua; Gestión EaD e cultura digital; Mobilidade
Citas
BEIGUELMAN, Giselle. Entre hiatos e intervalos (a estética da transmissão no âmbito da cultura da mobilidade). In: ARAUJO, Denize Correa. (Org.). Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
BRET, Michel. COUCHOT, Edmond e TRAMUS, Marie-Hélène. A segunda interatividade. Em direção a novas práticas artísticas. Tradução de Gilse Boscato Muratore e Diana Domingues. In: DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2003.
CARMO, Paulo Sérgio do. Sociologia e sociedade pós-industrial. São Paulo, SP: Paulus, 2007. GOMEZ, Maragarita Victoria. Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo, SP: Cortez e IPF, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LEMOS, André. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Texto digital. In: Razón y Palabra. Revista Eletrônica Nº 41, outubro-novembro, 2004, www.razonypalabra.org.mx. Consulta realizada em maio de 2007.
RAMAL, Andrea Cecilia. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo, SP: Paulus, 2013
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo, SP: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. São Paulo, SP: Paulus, 2004.
SILVA, Adriana de Souza e. Do ciber ao híbrido: tecnologias móveis como interfaces de espaços híbridos. In: ARAUJO, Denize Correa. (Org.). Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. Porto Alegre: Sulina, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.